Notícias

Voltar

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em seminário da ABM

Oics

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em seminário da ABM

O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marco Lobo, participa do seminário regional “Fortalecendo a implementação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e da NAU (Nova Agenda Urbana) nos municípios”, que ocorre nos dias 05 e 06 de dezembro, em São Leopoldo (RS). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Esse é o segundo encontro de uma série de seminários que a associação promove por meio do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, iniciativa que conta com o apoio da União Europeia no Brasil. O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre representantes de prefeituras que atuam em busca do cumprimento dos ODS.

O assessor do CGEE integra o painel “Implementação dos ODS e da NAU nos municípios”. O debate deverá abranger as perspectivas de governantes, da sociedade civil, de organismos internacionais e da academia sobre o tema. Lobo apresentará o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), iniciativa desenvolvida pelo Centro no âmbito do Projeto CITinova, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Por meio de uma plataforma online, o Oics visa a mapear e divulgar soluções urbanas sustentáveis, contextualizadas ao território brasileiro. Para isso, o observatório organiza os resultados alcançados nas áreas de mobilidade; energia; saneamento e resíduos sólidos; soluções baseadas na natureza; ambiente construído; e saneamento e água, temáticas relacionadas aos 17 ODS.