Notícias

Voltar

CGEE apresenta programa para energia eólica no Brasil

Energia eólica

CGEE apresenta programa para energia eólica no Brasil

Para impulsionar a produção de energia eólica no Brasil, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresenta oficialmente, na próxima terça (23), o "Programa demonstrativo para inovação em cadeia produtiva selecionada - Energia Eólica". A publicação, resultado de um estudo demandado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, propõe um centro de testes de equipamentos de turbinas eólicas para fortalecer a indústria nacional do setor. 

A apresentação será realizada pela líder que conduziu o projeto, a assessora técnica do Centro, Ceres Cavalcanti. A publicação contém uma proposta de instituto tecnológico com pesquisas de abrangência internacional no tema. A ideia foi pautada a partir da experiência de outros países no desenvolvimento na área de eólica.

O evento contará com a presença de secretários, diretores, gestores públicos e representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de Minas e Energia (MME), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O estudo apresenta justificativas quanto à escolha do projeto e às propostas técnicas do instituto, com objetivos e planejamento. Os capítulos seguintes trazem as propostas jurídica e financeira, com análise de risco e fragilidades. O conteúdo é subsídio para fomentar a tomada de decisão do governo em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no setor elétrico no país.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.