Notícias

Voltar

CGEE apresenta resultado do concurso sobre futuro da produção de alimentos

SNCT 2016

CGEE apresenta resultado do concurso sobre futuro da produção de alimentos

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, na próxima quinta-feira (1), a premiação do concurso "O futuro dos alimentos". Com o objetivo de promover uma cultura de reflexão acerca da importância dos polinizadores para a produção de alimentos, o CGEE conduziu, com escolas públicas e privadas, oficinas de ilustração em stand temático no Jardim Botânico de Brasília (JBB). Os alunos vencedores serão premiados durante solenidade na mostra "Mundo MCTIC - Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil", que acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

As atividades contaram com a participação de 262 alunos, divididos em grupos de até 20 crianças matriculadas regularmente do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. A dinâmica das oficinas foi feita com ilustrador profissional, que registrou em painel as sugestões de cada grupo sobre o futuro da produção de alimentos.

"Ao serem motivados a expor suas ideias através do desenho, dando vida ao seu aprendizado, os alunos internalizaram a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta. Com a divulgação da ilustração, eles se sentiram como as abelhas: polinizadores. A diferença é que estavam polinizando boas ideias para o futuro", conta a professora da turma vencedora, Andreia Toledo, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo.

Depois de conhecer detalhes da biologia e hábitos das diferentes espécies de abelhas, as crianças visitantes se reuniam em equipes que, como verdadeiros grupos de trabalho, eram convidadas a imaginar, debater e elaborar cenários futuros para o planeta com e sem abelhas.

"Foi interessante notar a capacidade criativa das turmas ao apresentarem várias soluções para os mesmos ou diferentes cenários, o que mais uma vez apontou ao CGEE que trabalhar com o futuro contando com o ponto de vista dos cidadãos que viverão aquele futuro, mesmo que sejam ainda crianças hoje, é uma estratégia bastante válida", afirma o coordenador do projeto e assessor técnico do CGEE, Antonio Carlos Guedes.

A premiação integra as atividades da mostra que será realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de 28 de novembro a 4 de dezembro. O CGEE contará com estande na feira que divulgará a exibição do fotógrafo Sidney Cardoso, promovida em parceria com a ONG Bee or not to be. A exposição fotográfica "Sem abelha, sem alimento" mostra um olhar atento sobre a biodiversidade dos maiores polinizadores da natureza.

O tema Ciência amiga das abelhas foi trabalhado pelo CGEE durante a SNCT 2016, em stand no JBB. Além disso, o Centro organizou um fórum de especialistas, que buscou gerar informações para uma atuação junto a comissões que tratem de ciência, tecnologia, agricultura, apicultura e meliponicultura no Congresso Nacional. A ideia é ampliar o debate sobre a necessidade de mobilização nacional para a importância dos polinizadores, uma vez que estão desaparecendo em várias regiões de todo o mundo.

Para conhecer as ilustrações vencedoras do concurso acesse: https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.