Notícias

Voltar

CGEE comemora 14 anos de contribuições ao SNCTI

SNCTI

CGEE comemora 14 anos de contribuições ao SNCTI

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) celebra, hoje (21), 14 anos de existência. Desde a sua criação, durante a 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, inúmeras realizações marcaram a jornada do Centro. Os desafios vão desde a experiência de implantação do modelo de organização social no campo das instituições que dão suporte para a formulação de políticas públicas, até a maturidade na condução dos estudos, análises e avaliações, que hoje são reconhecidos com a marca da instituição.

O ano de 2013 marcou uma dessas etapas na evolução do CGEE. O Conselho de Administração redefiniu as finalidades e os objetivos do Centro, no sentido de reorientar os Planos de Ação do Contrato de Gestão e alinhá-los a uma nova missão institucional.

A partir desse marco, foi destacada a necessidade de o Centro atender, de forma cada vez mais ágil, as demandas que a própria evolução da economia e a ciência mundial colocam para o País. O presidente do CGEE, Mariano Laplane, analisa que o Sistema Nacional de CT&I precisa ampliar a sua capacidade de antecipação, aproveitando as tendências do setor que terão impacto no Brasil, visando articular respostas mais eficientes e ágeis.

“Esse processo no CGEE se iniciou há dois anos e nós estamos em uma fase de experimentação muito avançada no desenvolvimento de ferramentas, soluções e de novas formas de mobilizar a inteligência e o conhecimento de CT&I que existe no Brasil. Acho que, com base na experiência adquirida, temos condições de avançar muito mais nos próximos anos”, destaca.

Diversas iniciativas da Direção do CGEE foram progressivamente implementadas, com o respaldo do Conselho de Administração, visando a uma nova inserção institucional do Centro no SNCTI. A mais recente é o Plano Diretor, instrumento de orientação estratégica proposto pela Diretoria do Centro e que será analisada em reunião extraordinária a ser realizada no dia 6 de outubro, pelo Conselho de Administração. O plano traça as linhas da instituição para os próximos anos, fazendo com que o Centro ofereça, cada vez mais, subsídios para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.