Notícias

Voltar

CGEE comemora 17 anos de contribuições ao SNCTI

Aniversário

CGEE comemora 17 anos de contribuições ao SNCTI

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) celebra, hoje (20), 17 anos de existência. Desde que foi criada, com uma proposta inovadora, a instituição trilhou uma trajetória que a levou a se tornar uma referência na prestação de serviços de inteligência para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

Os trabalhos realizados pelo Centro oferecem subsídios para a tomada de decisão no setor. Para isso, são desenvolvidos processos de inteligência em CT&I, tendo como base o que há de mais novo no campo da prospecção, da avaliação e da gestão estratégica. Nesse contexto, o CGEE  criou o grupo de ferramentas da “Família Insight”, que possibilita ao corpo técnico da instituição lidar com um grande volume de dados, big data, mapeando as oportunidades e os desafios na área de ciência, tecnologia e inovação. 

Desde a sua criação, o Centro realizou mais de 500 estudos prospectivos e avaliações estratégicas, dentro das cinco linhas de ação do Centro: Estudos, análises e avaliações; Articulação; Apoio à gestão estratégica do SNCTI; Disseminação de informação em CT&I; e Desenvolvimento institucional. 

Ao longo da sua história, o CGEE atendeu demandas de instituições como o MCTIC, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outras. 

Dentre os trabalhos mais recentes, destacam-se iniciativas como a parceria com o CNPq na realização de cenários futuros para a instituição e na avaliação de programas como o Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota) e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O Centro também está criando um Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, desenvolvido em conjunto com o MCTIC e financiado pelo Global Environmental Facility (GEF). 

Histórico 

O CGEE foi criado em 2001, quando apoiou tecnicamente a implantação dos fundos setoriais. O Centro, que é uma organização social supervisionada pelo MCTIC, foi pensado com o objetivo de modernizar o processo de formulação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Desde então, a instituição se reinventou, acompanhando a própria evolução do SNCTI. 

Os estudos realizados pela organização abordam áreas como recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação; sustentabilidade; produção de alimentos; energia; indicadores de inovação; entre outras. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.