Notícias

Voltar

CGEE debate bioeconomia com a Comissão Europeia

Bioeconomia

CGEE debate bioeconomia com a Comissão Europeia

Já pensou em formas de reunir setores da economia que utilizam micro organismos para desenvolver produtos renováveis? O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) discutiu o tema bioeconomia com um representante da Comissão Europeia. A reunião ocorreu em Brasília (DF), no dia 10, e teve como objetivo aproximar o Comitê de Bioeconomia da Comissão Europeia e o CGEE.

O presidente do Centro, Mariano Laplane, o assessor técnico Antonio Oliveira e o representante da Comissão Europeia Ludo Diels debateram temas ligados à bioeconomia, como etanol, biorrefinarias para o setor celulose e papel, e química verde. Diels também apresentou o instituto de pesquisa VITO e as atividades em bioeconomia realizadas pela Comissão, como o Observatório de Bioeconomia.

"O CGEE tem um portfólio extenso de estudos em temas ligados à bioeconomia. Isso tem despertado o interesse de instituições internacionais em se tornarem parceiras do Centro para desenvolverem estudos no tema", afirma Oliveira sobre possibilidades de parceria para realizar trabalhos que atendam a editais de assuntos estratégicos lançados pela Comissão Europeia.

A bioeconomia trata de um mercado que tem como objetivo buscar soluções para o desenvolvimento sustentável. As medidas devem ser concretas e relevantes para encarar desafios como a crise econômica, mudanças climáticas, saúde e segurança energética e alimentar. A atividade depende ainda de constante pesquisa para que o conhecimento seja transformado em tecnologias que possam ser utilizadas pela indústria.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.