Notícias

Voltar

CGEE debate desenvolvimento regional

Evento

CGEE debate desenvolvimento regional

O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) Henrique Villa participa nesta quarta-feira (1º) do Seminário “Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional”, em Teresina (PI), onde vai palestrar sobre “Política Regional, Adensamento da Economia e Inovação”.

O especialista revela que vai aproveitar a ocasião para reiterar a importância de políticas regionais explícitas para a redução das desigualdades inter e intrarregionais. Ele destaca ainda que vai fazer menção ao papel preponderante da inovação como vetor de desenvolvimento regional e ao Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI Nordeste), recentemente elaborado sob a coordenação do CGEE. O PCTI Nordeste é resultado de um amplo processo de debates que envolveu secretários de CT&I e presidentes das fundações de amparo à pesquisa (FAPs) da região, além de diversos representantes públicos e privados.

O encontro, realizado pela Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí - Seplan/PI, tem por objetivo ampliar o debate sobre o papel dos estados nordestinos no processo de planejamento regional, tendo como base a nova ordem econômica social vigente no País. Além do seminário, que ocorre entre os dias 30 de junho e 2 de julho, os organizadores do evento revelam que, para o segundo semestre deste ano, está previsto um novo encontro, que discutirá o tema Federalismo e as Políticas Públicas.

“A intenção da Seplan/PI é, a partir dos seminários, desenvolver debates específicos sobre as capacidades governativas dos estados no processo de planejamento”, afirma a assessora técnica do projeto, Teresinha Ferreira da Silva. Para tanto, ela explica que o evento reúne um público que vai desde gestores, professores e estudantes universitários até representantes de órgãos regionais (como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene) e parceiros federais, como o Ministério da Integração Nacional e o Conselho Nacional de Secretários de Planejamento.

“O evento será o início de um longo caminho a percorrer no repensar do território, dos problemas regionais, e da importância em criar um ambiente de discussão que levará à construção de políticas públicas rumo ao bem-estar econômico e social”, declara a assessora.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.