Notícias

Voltar

CGEE debate importância dos polinizadores na produção de alimentos

Aviso de pauta

CGEE debate importância dos polinizadores na produção de alimentos

 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza, no dia 15, às 09h30, na sua sede, em Brasília (DF), um amplo debate sobre o papel dos polinizadores na produção global de alimentos. A iniciativa contará com a participação de diversos especialistas no tema e é um dos eventos preparatórios da instituição para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016. Neste ano, o stand do Centro na semana abordará a temática “Ciência amiga das abelhas”.

Relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, em inglês) aponta a existência de 20 mil espécies de abelhas silvestres. “Poucas delas são de interesse econômico direto, mas a maioria tem papel fundamental para a sobrevivência da fauna e da flora. No entanto, infelizmente todas estão sob algum estágio de extinção”, destaca o assessor técnico do Centro, Antonio Carlos Guedes.

De acordo com o documento, 75% das principais lavouras de alimentos no mundo dependem dos serviços dos polinizadores. “Sabemos que medidas urgentíssimas têm que ser tomadas para que a produção de alimentos não venha a ser comprometida. A maioria das nações já está atenta à questão, uma vez que os valores envolvidos nos cultivos que dependem dos polinizadores podem alcançar até US$ 577 bilhões/ano e o Brasil não pode ficar atrás, especialmente em razão da enorme importância econômica e social que representa o setor da produção de alimentos para o País”, afirma Guedes.

O fórum de especialistas tem como objetivo gerar informações para fomentar o debate sobre o tema no Congresso Nacional junto a comissões que abordam os temas ciência, tecnologia e inovação; agricultura; reforma agrária; apicultura; e meliponicultura. A ideia é ampliar a discussão sobre a necessidade de mobilização para a importância dos polinizadores, tendo em vista o seu desparecimento motivado por diferentes causas. “Várias delas são provocadas pelo homem e, portanto, podem ser reversíveis. Temos que priorizar esse assunto”, ressalta Guedes.

O fórum é um dos quatro eventos programados pelo CGEE para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, que ocorrerá de 17 a 23 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Além do fórum e da audiência pública no Congresso Nacional, serão realizados ainda um concurso temático com alunos das escolas do Distrito Federal e uma exposição no Pavilhão do Parque da Cidade, onde o Centro pretende apresentar para os jovens e público geral a importância das abelhas e o seu impacto na produção de alimentos.

Informações sobre o tema podem ser obtidas neste link: https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas/forum-especialista. 

 

 

 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.