Notícias

Voltar

CGEE debate Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada no Brasil

Manufatura Avançada

CGEE debate Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada no Brasil

As contribuições do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) voltadas à consolidação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para Manufatura Avançada no Brasil integraram a pauta do evento de apresentação e debate sobre essa iniciativa, realizado no dia 24, no auditório do Centro, em Brasília (DF).

Na etapa atual do plano, a principal colaboração do CGEE tem como base o uso de sua ferramenta de análise de redes na identificação da percepção dos pesquisadores brasileiros a respeito do tema Manufatura Avançada. O Centro também tem mapeado competências em tecnologias habilitadoras, como Big Data, Digitalização e Internet of Things (IoT) [Internet das Coisas].

O evento, que teve ainda por objetivo discutir a integração do Plano de Manufatura Avançada com o Plano de IoT, ambos coordenados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contou com a participação, além de representantes dessa pasta, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Estiveram presentes ainda integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Fraunhofer e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação (Depai) da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTIC, Jorge Mario Campagnolo, destacou que, mesmo diante das dificuldades do cenário atual, a união de esforços das instituições representadas no evento tem fundamental importância na consolidação e divulgação do Plano de Manufatura Avançada. Ele lembrou os sete workshops preparatórios para a elaboração dessa iniciativa e ressaltou que a reunião de finalização do documento, realizada na sede do BNDES, em São Paulo (SP), contou com a colaboração de mais de 350 especialistas, a maioria do segmento empresarial.

A coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do Depai/MCTIC, Eliana Cardoso Emediato de Azambuja, apresentou todo o processo de elaboração do Plano de Manufatura Avançada, incluindo os principais documentos base e os atores envolvidos. Destacou, ainda, que o plano é estruturado em cinco Dimensões Temáticas: Tecnologias, Recursos Humanos, Cadeias Produtivas, Infraestrutura e Regulação. Expôs também os cinco desafios principais a serem enfrentados pelo MCTIC e suas instituições parceiras do governo, da academia e das empresas, na promoção da Manufatura Avançada no Brasil.

A respeito das ferramentas tecnológicas desenvolvidas no CGEE e que têm sido utilizadas na consolidação do plano, o assessor técnico do Centro, Antonio Oliveira, revelou ter identificado mais de 30 mil profissionais atuando no Brasil em alguma tecnologia habilitadora para Manufatura Avançada. Entretanto, pouco mais de 200 pesquisadores ou especialistas deixam evidente trabalhar com o tema.

O coordenador­ geral de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, Thales Marçal Vieira Netto, explicou que o Plano de IoT prevê a criação de redes de inovação relacionadas às temáticas: Saúde; Cidades Inteligentes; Rural; e Fábrica e Indústria de Base. Esses temas devem ser apoiados por Centros de Competência em Nanotecnologia, Conectividade, Biotecnologia e Inteligência Artificial.

Convidado para mediar o debate programado para o evento, o professor do ITA e diretor regional do Senai em Santa Catarina, Jefferson de Oliveira Gomes, ponderou sobre a grande sinergia entre Plano de IoT e o Plano de Manufatura Avançada e elogiou o MCTIC pelos esforços de articulação entre essas duas iniciativas.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.