Notícias

Voltar

CGEE debate resultados da avaliação do Pibic durante a Reunião Anual da SBPC

SBPC

CGEE debate resultados da avaliação do Pibic durante a Reunião Anual da SBPC

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mariano Laplane, apresentará os resultados do estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”, às 10h, do dia 19, em Belo Horizonte (MG). Ele é um dos participantes da palestra “Jovens na Ciência”, realizada durante a programação da Expotec, mostra de CT&I da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Entre outros destaques, o estudo realizado pelo CGEE constatou que os alunos de graduação contemplados pelo Pibic, ao terem contato com a iniciação científica, sob a orientação de um pesquisador qualificado, ganham não apenas enriquecimento na experiência acadêmica, mas também uma melhor inserção profissional em qualquer área do conhecimento.

Além disso, a avaliação aponta que os egressos do Pibic tinham, de 2001 a 2013, período em que foi avaliado, uma chance 2,2 vezes maior de completar o mestrado e 1,5 maior de concluir o doutorado, quando comparados aos alunos que não participaram do programa. A iniciativa foi demandada ao CGEE pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A experiência prática da execução de um projeto de pesquisa, além de promover o aprendizado técnico, permite que o jovem estudante tenha de lidar diretamente com a complexidade da atividade científica, estimulando, dessa forma, a criatividade e o uso de métodos rigorosos na solução de problemas no exercício de sua futura profissão”, destaca Laplane.

O painel também contará com a participação dos presidentes do CNPq, Mario Neto Borges, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela. Além disso, o representante da Fundação Roberto Marinho, André Luiz Pinto, divulgará os resultados do estudo “Análise da trajetória dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista”. Durante a programação, serão apresentadas ainda as experiências de diversos alunos contemplados por essa premiação, em diversas categorias.

Stand

A avaliação do Pibic será abordada ainda no stand do CGEE na Expotec. Os visitantes poderão conhecer as redes sobre os trabalhos e a produção científica do universo dos bolsistas analisados no estudo.

Será possível verificar, por exemplo, em quais temas eles atuaram durante o período em que foram contemplados pelo Pibic e as áreas do conhecimento mais estudadas. Além disso, os visitantes poderão identificar a quantidade de ex-bolsistas que concluíram o mestrado e o doutorado e com o que eles trabalham atualmente.

Para isso, o público do stand vai interagir com a ferramenta de inteligência tecnológica do CGEE “Insight Net”, que realiza o mapeamento e a evolução de redes de colaboração, a identificação de competências, além do potencial de colaboração em determinados temas. Essas possibilidades foram aplicadas na avaliação do Pibic.

A íntegra da avaliação do Pibic pode ser acessada neste link

Serviço

Palestra Jovens na Ciência

Data: 19 de julho

De: 10h às 11h30

Local: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Universidade Federal de Minas Gerais – Auditório da ExpoT&C. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.