Notícias

Voltar

CGEE divulga observatórios inovadores na 75ª Reunião Anual da SBPC

SBPC

CGEE divulga observatórios inovadores na 75ª Reunião Anual da SBPC

Um espaço voltado à divulgação de observatórios que monitoram temas estratégicos para o Brasil, contribuem com a elaboração e avaliação de políticas públicas, ajudam a promover inclusão, corrigir desigualdades, favorecendo o desenvolvimento econômico e social do País.

Esse será o tema do estande do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 23 a 29 de julho, no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). As atividades ocorrem na ExpoT&C - uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) - organizada dentro da programação da SBPC, cujo tema central da edição 2023 é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Durante uma semana, serão apresentados os trabalhos do Centro que buscam identificar possibilidades futuras, definir estratégias e recomendações de longo prazo com vistas a subsidiar a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil.

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o Observatório de Bioeconomia (Obio) e o Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE) são as iniciativas que serão apresentadas. Técnicos dos projetos divulgarão plataformas, metodologias e resultados durante a feira.

Os visitantes do espaço do CGEE poderão, ainda, contribuir com a construção da próxima edição do principal evento de discussão sobre as políticas públicas do setor: a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Em 2023, o CGEE trabalha no planejamento das reuniões preparatórias que vão reunir insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024. A preparação da 5ª CNCTI contará com a participação dos visitantes do estande do Centro na SBPC, que poderão responder uma enquete sobre os temas em debate.

CGEE – Desde a sua criação, o Centro vem conquistando destaque com seus estudos prospectivos, realizados por meio de gestão da informação e do conhecimento; bases metodológicas estabelecidas para trabalho em rede; articulação entre atores relevantes; contribuições para o aprimoramento de marcos legais em CT&I; assim como pela atuação no tratamento, na visualização e disseminação de informações estratégicas.

Octi – Atua no monitoramento da produção científica e tecnológica com a identificação de tendências e temas emergentes no Brasil e no mundo; e na construção e no acompanhamento de indicadores relativos a variáveis-chaves que condicionam a área de CT&I;

Oics – Sua função é articular gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, cocriando alternativas para a transição de nossas cidades rumo à sustentabilidade;

OBio – Visa a subsidiar estratégias de implementação de políticas em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento da bioeconomia nacional;

OTE – Entre suas ações estão: acompanhar o desenvolvimento e a evolução de tecnologias que tenham potencial de serem aplicadas à área espacial; proporcionar informações e dados estatísticos sobre essas tecnologias; e identificar tendências e oportunidades de forma a apoiar os tomadores de decisão.