Notícias

Voltar

CGEE e AEB fortalecem parceria em reunião sobre tecnologias espaciais

Parceria

CGEE e AEB fortalecem parceria em reunião sobre tecnologias espaciais

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, ontem (24), de uma reunião com a Agência Espacial Brasileira (AEB), consolidando esforços para fortalecer a parceria entre as instituições. Na ocasião, foi realizada uma apresentação detalhada das atividades do Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE), destacando a sua contribuição para o desenvolvimento nacional na área espacial.

Durante o encontro, foram abordados os projetos desenvolvidos pelo OTE desde a sua criação, com destaque para a metodologia adotada e os resultados alcançados. A disposição do CGEE em colaborar com as necessidades da AEB no âmbito do desenvolvimento estratégico do setor foi ressaltada, reforçando o compromisso das instituições em trabalharem de forma conjunta.

A reunião contou com a presença do diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, e do presidente da AEB, Marco Antonio Chamon. Pela Agência participaram: o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini; o diretor de Governança do Setor Espacial, Rogério Luiz Veríssimo; a diretora de Planejamento, Orçamento e Administração, Vanessa Murta; a chefe de Gabinete, Leticia Morosino; o coordenador de Veículos Lançadores, Fabio Santos; e o coordenador de Gestão de Pessoas, Wando Sales. Pelo CGEE participaram: o coordenador do OTE, Thyrso Villela; os assessores técnicos Alessandra Brandão e Cesar Costa; a chefe de Gabinete, Adriana Badaró; e a assistente da diretoria, Elaine Nehme.

A importância da parceria foi evidenciada nas palavras de Chamon. "Vejo como algo muito importante. O CGEE tem uma complementaridade grande com a AEB, no sentido de que há informações que são coletadas sistematicamente pelo Centro e que são muito importantes para nós na Agência Espacial Brasileira", afirmou. 

O presidente da AEB destacou, ainda, a relevância dos indicadores coletados pelo Centro para o Programa Espacial Brasileiro. "Acredito que uma aproximação com o CGEE é mais do que oportuna, é necessária", disse. 

O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições. "Nós vimos que há muito do que o CGEE faz que pode ser do interesse da AEB, como a produção de indicadores próprios para acompanhar o programa espacial", pontuou. Ele ressaltou que a reunião foi uma primeira aproximação positiva e que o CGEE está aberto a compartilhar dados, seguindo a prática já estabelecida com outras instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.