Notícias

Voltar

CGEE e Anfacer firmam Acordo de Cooperação e promovem webinar sobre sustentabilidade

Webinar

CGEE e Anfacer firmam Acordo de Cooperação e promovem webinar sobre sustentabilidade

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, na próxima quinta-feira (27) às 10h, em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos e louças sanitárias (Anfacer), o webinar “O setor cerâmico e as cidades sustentáveis”. A iniciativa é uma ação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

O encontro tem como objetivo celebrar o acordo de cooperação técnica entre a Anfacer e o CGEE para fortalecer as ações das instituições na área de sustentabilidade. A Associação possui o projeto “Anfacer + Sustentável”, que marca o compromisso do setor com a inovação, a tecnologia e as melhores práticas socioambientais.

Segundo Cláudia Gonçalves, consultora de qualidade, sustentabilidade e inovação da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), a missão da iniciativa é transformar o setor de revestimentos cerâmicos brasileiros por meio de uma estratégia sustentável para os negócios das empresas. “Desde 2013 a Anfacer vem trabalhando em iniciativas relacionadas à sustentabilidade que passam pelo desenvolvimento de soluções nos âmbitos social, econômico e ambiental. Hoje, já realizamos ações como a Avaliação do Ciclo da Vida (ACV), tabela e legislação ambiental, e um guia para sustentabilidade. O próximo passo será continuar mantendo o incentivo à sustentabilidade, gerar mais dados sobre o setor e fazer parcerias, como a com o CGEE, para buscar soluções para as cidades sustentáveis”, explica.

Para o coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis e assessor técnico do CGEE, Marco Lobo, a parceria é importante para promover o projeto junto ao setor privado, “que possui excelentes ações e soluções sustentáveis para as cidades brasileiras”.

O coordenador afirma, ainda, que a sustentabilidade urbana não será exercida apenas pelo poder público, mas deve envolver diferentes setores. “Em um país cuja população habita majoritariamente áreas urbanas, pensar a sustentabilidade dos municípios brasileiros é uma etapa importante para oferecer melhor qualidade de vida para a população”, destaca. 

 

Oics

O Oics consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. Respondendo aos grandes desafios urbanos, a iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento urbano. Acesse a plataforma clicando aqui. 

 

Projeto CITinova

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.

 

Serviço 

 

Webinar "Inovação e Sustentabilidade na Mobilidade Urbana"

 

Data: 27/05/2021 (quinta-feira)

 

Hora: de 10h às 11h

 

A transmissão do evento será feita no YouTube. Para acessar, clique aqui.