Notícias

Voltar

CGEE e Câmara dos Deputados assinam acordo de cooperação

Parceria

CGEE e Câmara dos Deputados assinam acordo de cooperação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) assina, amanhã (18), um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados, no âmbito do projeto “Subsídios para a criação do Programa de Centros de Desenvolvimento Regional”. O termo será firmado, em Brasília (DF), pelos presidentes das duas instituições, Marcio Miranda e Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante o Seminário Internacional Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas.

O projeto foi demandado ao CGEE pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). As regiões dos municípios de Bagé (RS), Campina Grande (PB) e Itapeva (SP) foram escolhidas como unidades piloto dessa iniciativa e já estão em funcionamento. Durante o evento, o CGEE lançará novas propostas de pilotos do projeto: o CDR Brasília e o CDR Triângulo. 

O seminário é uma realização do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados e reunirá parlamentares e representantes da área de educação e de CT&I. O diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, e a assessora técnica, Betina Ferraz, também estarão presentes no seminário. 

Galvão integra a Mesa 1, “IES e desenvolvimento regional: cooperação e aspectos institucionais”, que conta ainda com a participação do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, além de apresentar um painel sobre o projeto CDRs. Betina coordena a Mesa 2, “Diálogo entre parlamento e IES”, que tem o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) como mediador. 

O Projeto

O projeto “Subsídio para a criação do Programa de Centros de Desenvolvimento Regional” busca orientar o MEC no apoio à criação desses centros nas universidades, institutos federais e/ou outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O objetivo é o aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais, a melhor apropriação social dos esforços de formação de recursos humanos e de resultados das atividades de P&D e a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.