Notícias

Voltar

CGEE e Câmara dos Deputados firmam parceria

Parceria

CGEE e Câmara dos Deputados firmam parceria

Promover o intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos-científicos pertinentes ao projeto que oferece subsídios ao Programa de Criação de Centros de Desenvolvimento Regional. Com esse objetivo, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Câmara dos Deputados formalizaram, ontem (18), um protocolo de intenções. O documento foi assinado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), pelo presidente do CGEE, Marcio Miranda, e pelo diretor do Centro, Antonio Carlos Filgueira Galvão. 

A assinatura ocorreu durante o Seminário Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: parcerias, iniciativas e perspectivas. O evento, realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, reuniu parlamentares, autoridades do Executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema. O CGEE é responsável pelo projeto que oferece subsídios para a criação de um programa nacional de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR). A iniciativa foi demandada pelo Ministério da Educação (MEC). No âmbito dessa ação, o CGEE instalou pilotos nas regiões de Campina Grande (PB), Campanha (RS) e Sudoeste Paulista (SP). 

Da esq. para dir., diretor do CGEE, Antonio Galvão; deputado federal Vitor Lippi; e presidente do Centro, Marcio Miranda. Fonte: Câmara dos Deputados. 

O protocolo de intenções prevê, ainda, o intercâmbio de experiências e informações, incluindo material bibliográfico, estudos e avaliações estatísticas, visando a fomentar o conhecimento recíproco. Além disso, está prevista a realização conjunta de conferências, seminários e outros encontros técnicos e acadêmicos relacionados ao tema. 

Durante o evento, o presidente do Cedes, o deputado federal Lúcio Vale (PR/PA), destacou que o seminário foi uma oportunidade de aprofundar o debate em torno dos CDR. “Esse seminário analisa com detalhes o projeto em curso e a instalação dos centros em todos os campi das universidades brasileiras”, afirmou. 

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), relator do estudo “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, lembrou dos casos de sucesso de nações onde as universidades se integraram às atividades produtivas. 

“Temos muitos exemplos de universidades contribuindo com o desenvolvimento regional, mas não na forma de um programa nacional. Isso vai modernizar os sistemas produtivos no país, com alunos e professores pensando em novas soluções”, disse. 

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, lembrou que o programa que prevê a instalação dos CDR representa uma oportunidade de aproximar a academia das agendas nacionais. De acordo com ele, cerca de um terço dos municípios brasileiros são alcançados pelas instituições de educação superior.

“O restante do território não será alcançado pela presença física direta das instituições, mas por uma rede articulada de atividades voltadas ao território. Apenas nesse conceito contemporâneo que seremos capazes de contemplar toda a população”, disse. 

O diretor do CGEE, Antonio Galvão, destacou que o Centro se sente gratificado por conduzir o debate em torno da instalação dos CDR nas universidades. Para ele, a contribuição de um possível programa que prevê a criação dos CDR não traz ganhos apenas ao desenvolvimento regional, mas para o país como um todo. 

“Precisamos abordar um conjunto de vetores que, de fato, constroem o desenvolvimento de uma região e de um país. Um outro ingrediente fundamental é a contribuição do MEC à essa iniciativa, por meio da rede de instituições que, de alguma forma, o ministério lidera”, ressaltou. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.