Notícias

Voltar

CGEE e Embaixada Francesa se reúnem para debater tema desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade

CGEE e Embaixada Francesa se reúnem para debater tema desenvolvimento sustentável

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, na quarta-feira (28), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, uma mesa-redonda com o tema Desenvolvimento local e resiliência das cidades.Realizada em dois períodos, primeiro foram discutidos o conceito de nudge e a aplicabilidade das ciências comportamentais. Na segunda parte da mesa, o debate foi em torno das relações das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável nas cidades.

A colaboração dos representantes franceses nas discussões se baseia no Projeto de Resiliência da Cidade de Paris, vigente desde 2015. A capital europeia tem trabalhado para se tornar uma das cidades pioneiras em resiliência às mudanças do clima, além da promoção da sustentabilidade. O representante do projeto e Chief Resilience Officer da França, Sébastian Maire, abriu a segunda discussão.

Maire apontou os principais desafios da iniciativa encontrados em Paris, sendo eles a desigualdade, o risco terrorista, a desregulação climática, a poluição do ar, riscos de inundação e questões de governança. “Precisamos de uma cooperação territorial. Além disso, é necessário reformular a forma como elaboramos as políticas públicas e trabalhar mais com a escala privada”, afirma o especialista.

Ainda de acordo com Maire, resiliência é “uma abordagem positiva, segura e protetora” para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nas cidades. Para ele, o termo significa “aproveitarmos da perturbação para chegar numa situação mais robusta, na resolução desses problemas, e nos preparar para outros.” O representante citou o programa global100 Resilient Cities, que conta com o projeto parisiense e inclui três cidades-membro brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Pela manhã, foram realizados debates sobre a aplicação das ciências comportamentais e do conceito de “nudge” em políticas públicas. De acordo com a assessora técnica do CGEE, Mayra Juruá, “ciências comportamentais são um campo de grande importância para o futuro da CT&I e o CGEE vem se aproximando dessas áreas.” A mesa recebeu o co-fundador e diretor da BVA Nudge Unit em Paris, Étienne Bressoud.

Em tradução literal, nudge significa empurrão. No contexto científico, o conceito representa o ambiente das opções que incentivam a tomada de decisões dos indivíduos. Nesse sentido, as ciências comportamentais buscam compreender os fatores que levam a essas escolhas cotidianas.