Notícias

Voltar

CGEE e Embrapii debatem possibilidades de parceria institucional

SNCTI

CGEE e Embrapii debatem possibilidades de parceria institucional

Representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) se reuniram, hoje (22), em Brasília (DF). Na pauta, exemplos de serviços de inteligência estratégica prestados pelo CGEE a instituições do Sistema Nacional de CT&I. O encontro contou com a participação dos presidentes do Centro, Mariano Laplane, e da Embrapii, Jorge Guimarães.

Na ocasião, Laplane citou as parcerias institucionais do CGEE com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No âmbito dessas colaborações, foram desenvolvidas ações como a Avaliação e Acompanhamento das Redes do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e os subsídios ao Plano Nacional de Pós-Graduação.  

Para colocar em prática todos os projetos listados, o Centro utilizou metodologias e ferramentas de inteligência tecnológica desenvolvidas pela instituição. O pacote possibilita acelerar processos sistemáticos de coleta, análise e disseminação de informações para apoiar processos de tomada de decisão.

As ferramentas desempenham funções como: mapeamento de tendências e monitoramento de produção científica, de tendências de mercado e de produção tecnológica e de propriedade intelectual (Insight Data); consulta estruturada e análise de percepção (Insight Survey); mapeamento e evolução de redes de colaboração, identificação de competências e lacunas, além do potencial de colaboração (Insight Net); e análise de maturidade e de criticidade tecnológica (Insight Tec).

Durante a reunião, foi identificada uma potencial colaboração para aprimorar os processos de avaliação de propostas submetidas à Embrapii. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.