Notícias

Voltar

CGEE e Kistep

Acordo

CGEE e Kistep

Em visita à Coreia do Sul, como parte da delegação brasileira que participou da COMISTA, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) assinou uma carta de intenção com o Instituto Coreano de Avaliação e Planejamento de Ciência e Tecnologia (Kistep). A carta celebra a união das organizações congêneres no esforço de promover o avanço da ciência, tecnologia e inovação em ambos os países. Fernando Rizzo, diretor do CGEE, se encontrou com o diretor Byoungsoo Kim, do Kistep, na cidade de Seoul para a assinatura do documento. A comissão brasileira foi acompanhada pelo embaixador brasileiro na Coreia, Edmundo Fujita, tendo sido chefiada pelo secretário de Politicas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre. Estiveram também presentes o embaixador Benedicto Fonseca e o conselheiro Ademar Cruz do Ministério de Relações Exteriores (MRE), além de outros dirigentes de instituições brasileiras, como o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, o vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral, e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada. Essas instituições também assinaram acordos de cooperação com entidades congêneres da Coreia do Sul.

A carta de intenção engloba atividades de pesquisas, consultas, avaliações, reuniões, seminários, articulações e a troca de informações e especialistas, além da criação de um curso específico para high-level policy makers. A carta serve como precedente de um futuro Memorandum of Understanding (MOU), a ser firmado entre as duas organizações ainda este ano.

O Kistep foi criado em 1999 e tem ocupado posição central no sistema coreano de CT&I, contribuindo para o desenvolvimento do país com seu apoio na formulação e coordenação de políticas do setor, articulações internacionais e execução de planos de pesquisa, entre outros aspectos. Para saber mais sobre o Kistep, visite o site em inglês.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.