Notícias

Voltar

CGEE e Universidade de Sussex

Parceria

CGEE e Universidade de Sussex

A economista e PhD Mariana Mazzucato está conduzindo, por meio de uma parceria entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Universidade de Sussex, na Inglaterra, um projeto que apresentará proposta para que o Sistema Nacional de Inovação brasileiro passe a contar com "missões orientadas", por mobilização de esforços e investimentos no setor. Os resultados da iniciativa serão divulgados em novembro.

Um dos exemplos clássicos desse tipo de missão foi o Projeto Apollo, que levou o homem à lua. De acordo com a economista, será apresentada uma proposta de política pública cujo foco analisará o tema inovação de forma mais abrangente. "O projeto discute as mudanças estruturais necessárias para reequilibrar a economia brasileira", destaca.

"Ao realizar isso, a pergunta passa a ser: como transformar a network das instituições públicas brasileiras para que possa ser criado um sistema político de missões orientadas, que possibilite ao Brasil se adaptar aos desafios do século 21: mudanças climáticas, desigualdade e a economia do conhecimento?"

A estrutura do projeto é baseada em alguns dos trabalhos anteriores de Mazzucato, como o premiado "O Estado empreendedor - desmascarando o mito do setor público vs. setor privado" e em outras de suas obras sobre missões orientadas para inovação.

O economista Caetano Penna, integrante da equipe de Mazzucato, afirma que o projeto utilizará o conceito do "Estado empreendedor" e das "missões orientadas" para analisar os estudos mais atualizados sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. "Essa etapa será combinada com entrevistas com os principais stakeholders do sistema, tanto do setor público quanto privado", lembra.

"Isso resultará em um artigo inspirador que expõe, em linhas gerais, recomendações para políticas públicas de missões orientadas para ciência, tecnologia e inovação. Ele tentará desmistificar algumas suposições de lugar comum sobre o que está emperrando a economia brasileira e fornecer novas maneiras para formular as questões e caminhos em busca de soluções", afirma.

Seminário da Enap

Alguns pontos do projeto serão apresentados por Mazzucato hoje (3), durante o Seminário Internacional "Papel do Estado no século XXI: desafios para a gestão pública", que acontece até amanhã (4), em Brasília (DF). O evento é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e conta com o apoio do CGEE. O presidente do Centro, Mariano Laplane, também é um dos convidados do evento. Ele realizará palestra, no dia 4, sobre o tema "Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro".

A programação do evento pode ser acompanhada no site www.enap.gov.br.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.