Notícias

Voltar

CGEE faz parte da programação da COP26

COP26

CGEE faz parte da programação da COP26

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, na terça-feira (09), de um side event da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. O evento foi promovido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a República da Ruanda e a organização de sustentabilidade UrbanShift. O objetivo foi debater  a importância da governança de multinível para a promoção de cidades com zero carbono.

A programação buscou discutir  como os governos locais e nacionais, assim como a comunidade internacional, podem se unir para alcançar os seus objetivos climáticos e definir as principais linhas de ações para a descarbonização da economia, em especial o financiamento para os países em desenvolvimento. 

O evento contou com a participação do secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales; do vice-diretor geral da Autoridade de Gestão Ambiental de Ruanda (Rema), Faustin Munyazikwiye; do especialista sênior do setor privado do Global Environment Facility (GEF), Matthew Brian Reddy; do secretário-geral da Associação de Autoridades Governamentais Locais de Ruanda (Ralga), Ladislas Ngendahimana; do ministro do Meio Ambiente de Maharashtra, na Índia, Aaditya Thackeray; do secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho; e do assessor técnico do CGEE, Marco Lobo. 

O líder de projetos do Centro, Marco Lobo, apresentou as atividades realizadas na organização e as suas linhas de atuação. Ao abordar o observatório, o coordenador afirmou que a missão do Oics é inspirar as pessoas e promover a inovação. Durante a sua participação, ele divulgou números realizados pelo projeto como: mais de 800 iniciativas sustentáveis,catalogadas, mais de 50.000 acessos à plataforma e analisados 50 indicadores.

Sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis 

O observatório consiste em uma plataforma virtual dedicada ao mapeamento e divulgação de soluções para ambientes urbanos, contextualizadas ao território nacional, por meio de tipologias de cidades-região. Essa esquematização é fundamentada em seis temas, que são: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. O CGEE desenvolve a iniciativa no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo MCTI com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e gestão da ONU Meio Ambiente; com a parceria do Instituto Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF).