Notícias

Voltar

CGEE inicia novo ciclo de reuniões do projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

Energia Elétrica

CGEE inicia novo ciclo de reuniões do projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

Um novo ciclo de reuniões do projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica se inicia hoje (27), na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília (DF). 

Nessa etapa do projeto, estarão em pauta o futuro das tecnologias envolvidas na geração, transmissão, distribuição de energia elétrica, eficiência energética e assuntos sistêmicos - considerando o aporte da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - a caracterização do nível de maturidade dessas tecnologias, com foco no horizonte de 2050, bem como as ações de CT&I que suportarão a P&D nesse prazo.

O objetivo do projeto é otimizar a distribuição dos recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e direcionar o investimento das empresas do setor em P&D.

Essa nova rodada contará com cerca de 350 convidados, sendo eles consultores e especialistas de cada uma das 48 macrotemáticas caracterizadas no projeto. Dentre os temas a serem abordados, destaque para energia eólica, transmissão em corrente continua, geração distribuída e microrredes, armazenamento de energia e modelos de planejamento da expansão.

O ciclo de reuniões se encerra no dia 13 de abril e a previsão de conclusão para o projeto, que começou no segundo semestre de 2015, é agosto deste ano. A divulgação do projeto, assim como a apresentação dos resultados e entrega do produto final ocorrerão no Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel). 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.