Notícias

Voltar

CGEE inicia treinamento de análise de artigos científicos

Treinamento

CGEE inicia treinamento de análise de artigos científicos

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) deu início, no dia 29, ao treinamento de análise de artigos científicos para servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iniciativa faz parte do Projeto Temático de Subsídios para a modelagem de um núcleo de Inteligência Estratégica Agropecuária, desenvolvido pela instituição. 

A programação visa capacitar servidores de carreira do Mapa na pesquisa bibliográfica em bases de artigos científicos e na interpretação dos documentos recuperados, empregando conceitos e ferramentas de análises bibliométrica e cientométrica. Para isso, os participantes aprenderam, nos primeiros dias do curso, a utilizar os softwares VOSviewer e Gephi, que são livres e permitem a avaliação de milhares de documentos. Com o apoio dessas ferramentas, é possível realizar o mapeamento científico dos arquivos recuperados, com o estudo das estruturas conceitual, intelectual e social.

O treinamento completo foi dividido em quatro etapas, sendo a primeira remota e as demais presenciais. Servidores inseridos no Projeto Temático de Subsídios para a modelagem de um núcleo de Inteligência Estratégica Agropecuária estão participando da iniciativa.