Notícias

Voltar

CGEE lança duas publicações inéditas na 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SNCT

CGEE lança duas publicações inéditas na 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, nos dias 06 e 07 de outubro, três webinars que integram a programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema desta edição é “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta".
 
O CGEE apresentará o projeto Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI), lançará a nova edição da Revista Parcerias Estratégicas e o novo Boletim Temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI): Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil. Por conta da pandemia de covid-19 e as recomendações de distanciamento social, o evento acontece de forma virtual, com transmissões simultâneas. 
 
O Centro abre a programação, no dia 06/10, às 10h, com o lançamento do Boletim Temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI): Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil. A quarta edição do boletim apresenta os principais resultados relativos a um conjunto de indicadores propostos para auxiliar a compreensão das especificidades regionais da geografia da CT&I no Brasil.
 
No dia seguinte (07), às 10h, o CGEE lança a nova edição da Revista Parcerias Estratégicas, uma publicação semestral da organização que reúne artigos de especialistas em diversas áreas. A nova edição da revista foca em temas relevantes para os setores de CT&I e educação. Energias renováveis, inclusão na educação superior, segurança cibernética e indústria 4.0 são alguns dos assuntos presentes nos artigos do periódico. 
 
Para concluir a sua participação na SNCT, o Centro exibe a palestra “Formação e emprego de recursos humanos para CT&I”, às 16h do dia 07/10. Serão apresentados dados, informações e análises sobre a formação acadêmica e profissional da base técnico-científica nacional, assim como a vinculação desta com o mercado de trabalho. O estudo faz parte do portal de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI), uma atividade permanente do CGEE. 
 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
Há 17 anos, o MCTI realiza a SNCT com o objetivo de promover a divulgação científica no país e aproximar a ciência da população. Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil são convidados a divulgarem os seus projetos por meio de atividades que despertem o interesse nas discussões sobre C&T.
 
Desde a sua criação, o MCTI propõe um tema diferente a cada ano, levando as instituições participantes do evento a desenvolverem atividades educacionais e lúdicas (palestras, filmes, vídeos, experimentos, jogos, brincadeiras, entre outros) mostrando os avanços científicos e tecnológicos relativos à temática predefinida. Neste ano, visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da pandemia de covid-19, em busca de construção e execução de ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes.
 
Serviço 
 
CGEE na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
Data: Quarta-feira (06) e quinta-feira (07) de outubro 
 
Hora: 10h no dia 06; 10h e 16h no dia 07.
 
Para participar, clique aqui