Notícias

Voltar

CGEE lança edição da revista Parcerias Estratégicas sobre a "Década dos Oceanos"

SBPC

CGEE lança edição da revista Parcerias Estratégicas sobre a "Década dos Oceanos"

Crédito da foto: Marcelo Camargo/MCTI  
 
Representantes do CGEE, MCTI e Embrapa durante o lançamento da revista, na SBPC.  

A "Década dos Oceanos" é o tema da mais nova edição da revista Parcerias Estratégicas. A publicação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) foi lançada, ontem (27), em uma mesa-redonda durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, sediado na Universidade de Brasília (UnB), conta com atividades virtuais e presenciais. 

Participaram da programação o especialista em aquicultura e pesquisador na Gerência de Articulação de Redes de Pesquisa da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eric Bastos; a coordenadora-geral de Ciência para Oceano, Antártica e Geociências da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Karen Cope; a líder do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE, Adriana Badaró; e o líder do projeto Produção e Disseminação de Informações em CT&I, Jean Campos.

Há mais de 20 anos, a revista Parcerias Estratégicas contribui com a divulgação e a promoção de debates sobre temas de interesse estratégico para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. No novo número, os leitores terão acesso a artigos de especialistas sobre a "Década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável", mais conhecida como a "Década do Oceano", declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Durante o painel, a representante do MCTI, Karen Cope, destacou a importância da publicação como um produto de divulgação científica. "A revista tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento. Trabalhamos para que os artigos selecionados nesta edição possam informar um público variado sobre os desafios da Década da Ciência Oceânica", afirmou. 

O periódico reúne uma série de abordagens sobre as principais contribuições brasileiras para o alcance dos objetivos da referida Década. Os conteúdos da revista apresentam como o uso sustentável dos oceanos é reconhecido nos patamares nacional e internacional; e como as decisões políticas fundamentadas na pesquisa têm sido relevantes nesse processo. "Questões como as mudanças climáticas ou como continuar usufruindo da produção de alimentos sem agredir os oceanos, entre outros temas, revelam a necessidade desse debate", afirmou a líder do Octi, Adriana Badaró. 

A revista ressalta a participação brasileira na All Atlantic Ocean Research Alliance (AAORA, na sigla em inglês), uma aliança de pesquisa e inovação em todo o Atlântico, do Ártico à Antártida. Os artigos do periódico foram produzidos, majoritariamente, por cientistas do Brasil engajados em iniciativas da aliança, em diversos papéis, oferecendo um panorama da riqueza e do potencial que a AAORA tem para cooperar com a ciência oceânica brasileira e com a Década do Oceano. 

Nesse contexto, a publicação aborda temáticas como a "Escola Azul", uma rede composta por 15 países e que nacionalmente é coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a participação de sete mil alunos e 250 professores. Os leitores terão acesso, ainda, a um panorama sobre a aquicultura brasileira, com os desafios e as oportunidades para esse tema. Sobre esse assunto, o pesquisador da Embrapa, Eric Bastos, lembrou que o Brasil possui um grande potencial nesse setor.  

"A aquicultura propicia regularidade, qualidade do produto e escala. Com isso, diminui os custos de produção, viabiliza toda uma cadeia e sensibiliza a população a comer mais pescado e a ver a área como uma provedora de alimentos", disse. 

A revista Parcerias Estratégicas pode ser acessada neste link