Notícias

Voltar

CGEE lança livro, site e quiz em homenagem à história da CT&I no Brasil

Galáxia da Ciência

CGEE lança livro, site e quiz em homenagem à história da CT&I no Brasil

 
Diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, técnicos do Centro e visitantes celebram o lançamento dos produtos.  
Créditos da foto: ASCOM/MCTI  

A ciência atravessa todas as atividades sociais, está em todos os lugares e é feita todos os dias. Com a finalidade de aproximar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional do público geral e homenagear a história da CT&I no Brasil, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o livro, site e jogo virtual denominados Galáxia da Ciência Brasileira, nesta terça-feira (25.07), durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR).

Desenvolvidas em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a publicação e as páginas na internet evidenciam fatos, eventos e cientistas brasileiros notáveis que fizeram história nos últimos dois séculos. As ferramentas de comunicação foram elaboradas nas perspectivas da educação e do diálogo com a sociedade, dentro de um processo de construção de cidadania.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, foi recebido no espaço do CGEE na SBPC pelo diretor-presidente, Fernando Rizzo, e pela líder no projeto Galáxia da Ciência, Adriana Badaró. Após conhecer as novas fontes de conhecimento e interação com a informação, Arruda destacou o sentimento positivo de retomada da ciência e a união de diversas instituições científicas e ministérios na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

“Só esses fatos já impactam na popularização da ciência e já vão melhorar a percepção do público sobre o papel da ciência nas suas vidas, sobre como a ciência chega na casa das pessoas todos os dias. Outro fator positivo a ser considerado é que nós temos na direção do nosso país uma pessoa que estimula a popularização da ciência, que quer mais olimpíadas, que quer mais feiras de ciências e que quer, sobretudo, com isso, ampliar a inovação tecnológica. Porque a popularização da ciência estimula a pesquisa básica, a pesquisa aplicada, incentivando a inovação tecnológica. Esse é o caminho que a gente percorre quando diz: vamos popularizar a ciência e vamos fazer ela ser abraçada por todos”, avaliou o secretário do MCTI.

De acordo com a líder do projeto que originou o livro, site e quiz (jogo virtual) Galáxia da Ciência Brasileira, Adriana Badaró, o país conta com diversos fatos, estrelas e acontecimentos que, muitas vezes, não chegam aos jovens e às instituições. Ela ressalta que são vários os exemplos de marcos científicos no país. No entanto, o projeto vai além da narrativa histórica de fatos e eventos. A ideia foi abordar a ciência e tecnologia como uma atividade social, ou seja, como uma construção coletiva da sociedade.

“Dentro do nosso projeto, os marcos científicos e suas datas revelam conexões em uma longa linha do tempo cheia de tramas, investigações contínuas, linhagens intelectuais e relações institucionais, construindo teias que se assemelham a verdadeiras constelações. É como se cada registro representasse uma estrela na gigantesca Galáxia da Ciência Brasileira”, explicou Badaró.

Pelo site da Galáxia da Ciência, é possível acessar um quiz que foi desenvolvido a partir de um conceito lúdico com o objetivo de despertar o interesse do público jovem para o assunto e informá-los.

“O próximo passo é trabalhar nas ações de divulgação porque a participação do público é fundamental. É através dessa interação que a população se reconhece na história da CT&I do Brasil, adquire conhecimentos para discutir e contribui com a transformação do ambiente em que vive”, finalizou Marcelo Paiva, técnico do projeto.

Acesse:

Site - https://galaxiadacienciabrasileira.cgee.org.br/sobre/

Quiz - https://quizgalaxia.cgee.org.br/bem-vindo

Publicação - https://www.cgee.org.br/documents/10195/11009772/CGEE_Bicentenario_Galaxia_Ciencia_Brasileira_Principal.pdf