Notícias

Voltar

CGEE lança plataforma do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação

Lançamento

CGEE lança plataforma do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou, ontem (9), a plataforma virtual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), que reúne informações e visualizações inovadoras de dados nos eixos de atuação Panoramas e Indicadores da Geografia da CT&I. A plataforma é um ambiente aberto e gratuito de análises em ciência, tecnologia e inovação que auxiliam na tomada de decisão. 

O diretor-presidente do CGEE, Marcio Miranda, realizou a abertura do evento. "Tudo que está sendo apresentado reforça uma diretriz proposta pelo nosso Conselho de Administração: de sermos provedores sistemáticos de informações relevantes para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Eu creio que estamos atendendo essa demanda e, com as apresentações que serão feitas, nós teremos a oportunidade de verificar junto com os usuários da plataforma como podemos progredir ainda mais", destacou. 

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades do SNCTI. A vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral, afirmou que o trabalho realizado pelo observatório permite a identificação de oportunidades para o desenvolvimento científico e tecnológico. "O observatório pode contribuir para a tomada de decisão e gestão de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Nós precisamos de conhecimento para tomar decisões", disse. 

Já o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, ressaltou que para buscarmos uma evolução da CT&I brasileira são necessárias políticas públicas bem construídas e submetidas a um processo contínuo de avaliação e aperfeiçoamento. “O OCTI cumpre com seu objetivo de divulgar dados e informações que auxiliam a construir uma visão de futuro para o país, objetivos plenamente de acordo com a missão do CGEE, que nesses 20 anos de atuação se tornou referência na prestação de serviços de inteligência para o SNCTI”, afirmou. 

A plataforma viabiliza que os usuários façam as suas próprias análises, onde são apresentados informações, dados e estudos. No eixo de Panoramas, é possível ter acesso a informações coletadas em milhares de estudos, realizados por instituições nacionais e internacionais, além de poder navegar em outras bases sobre a produção em C&T no mundo. Os dados de produção científica podem ser acessados em diferentes recortes de análise: áreas de pesquisa, agrupamentos temáticos e temas estratégicos. 

Já no eixo Indicadores são disponibilizados gráficos e painéis que permitem identificar os desafios e as oportunidades nas regiões brasileiras. São 18 indicadores propostos e os usuários da plataforma podem escolher diferentes formas de visualização desses dados. Acesse http://octi.cgee.org.br para conhecer o trabalho. 

Para assistir o webinar de lançamento da plataforma do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), clique aqui.