Notícias

Voltar

CGEE lança primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

Desenvolvimento

CGEE lança primeiro Boletim Temático da Bioeconomia

Com a missão de promover um futuro mais sustentável, a bioeconomia é uma nova trajetória econômica que tem o potencial de reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa e de criar um mercado bioeconômico global que respeite o meio ambiente. Por isso, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança o Boletim Temático da Bioeconomia, com o objetivo de analisar o panorama de produção científica sobre o tema  no Brasil e no mundo.

A publicação será lançada em um webinar aberto ao público na próxima terça-feira (22), às 15h00. A programação contará com as participações de instituições-chaves para o desenvolvimento da bioeconomia. O documento apresenta uma visão geral das publicações sobre o tema no mundo, além de discutir 15 clusters temáticos da bioeconomia e os cinco países que mais publicam sobre o assunto. O capítulo final foca na bioeconomia brasileira e o boletim é encerrado com uma seção de considerações finais. 

De acordo com a consultora do CGEE, Daniella Fartes, a bioeconomia se configura como um caminho estratégico para o desenvolvimento de uma economia mais sustentável. “A bioeconomia é uma enorme oportunidade para o Brasil, que é um país com grande disponibilidade de biomassa e possui uma das maiores biodiversidades no mundo”, afirma. 

 A produção do documento envolveu a equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável, além de cientistas especialistas em dados do CGEE. De acordo com os integrantes, o grupo ficou bastante motivado com o tema da publicação e está ansioso para compartilhar as descobertas com o ecossistema da bioeconomia. Para este ano, também está previsto o lançamento do 2º boletim, além das primeiras etapas de desenvolvimento e implantação do Observatório em Bioeconomia (Obio). 
 

Serviço 

Webinar “Panorama da produção científica em bioeconomia no Brasil e no mundo”

Data: 22/06/2021

Hora: 15h00

Participe: https://zoom.us/webinar/register/WN_kUsZN_6YRBOIk2mJkyYqqQ