Notícias

Voltar

CGEE lança publicação no Dia Mundial de Combate à Desertificação

Aviso de pauta

CGEE lança publicação no Dia Mundial de Combate à Desertificação

Para discutir o problema da degradação de terras no Brasil, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresentará, na próxima sexta (17), em Fortaleza (CE), no Ceará, o documento "Degradação neutra de terra: o que significa para o Brasil?". A publicação reúne conclusões de especialistas sobre a produção agropecuária nacional e a possibilidade de alcance da meta que prevê um mundo neutro em termos de degradação de terras.

O livro é fruto de parceria entre o Centro e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que reuniu, em oficina técnica, especialistas convidados para debater implicações da degradação de terras para o Brasil. Os principais pontos discutidos estão resumidos no documento com o objetivo de oferecer informações que possam subsidiar análises da viabilidade do cumprimento dos compromissos firmados com a Organização das Nações Unidas (ONU), por parte do Brasil.

A cerimônia contará ainda com a apresentação do livro "Desertificação, Degradação da Terra e Secas no Brasil", também produzido pelo CGEE, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme). A publicação consiste no estudo do Estado sobre desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro, especificando as tecnologias e experiências de recuperação e mapeamento das áreas vulneráveis.

 

Dia Mundial de Combate à Desertificação

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi instituído pela ONU por ocasião da promulgação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Seca (UNCCD, em inglês), que ocorreu em Paris, no dia 17 de junho de 1994.

Definida pela organização como “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”, a desertificação é um processo que resulta em grandes perdas econômicas, potencializa problemas sociais e ambientais, promovendo a migração da população nas áreas impactadas.

As regiões secas representam aproximadamente 41% da superfície do planeta. A estimativa é de que de 10% a 20% dessas áreas estão submetidas, em algum grau, a processos de desertificação e/ou degradação da terra.

Nesse dia, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), Funceme e do CGEE, reafirma a determinação de combater a desertificação e a degradação dos solos, de atenuar os efeitos da seca e reconhece que cuidar dos solos brasileiros significa cuidar de toda a vida na Terra.

 

Serviço

Lançamento das publicações “Degradação neutra de terra: o que significa para o Brasil?” e “Desertificação, Degradação da Terra e Secas no Brasil”.

Data: 17/06

Horário: 11h

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

Contato

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação – CGEE

(61) 3424-9667

(61) 8126-8058

btorreao@cgee.org.br.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.