Notícias

Voltar

CGEE lança publicação sobre desertificação no Ceará

Lançamento

CGEE lança publicação sobre desertificação no Ceará

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos lançou, na última sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, os livros "Desertificação, Degradação da Terra e Secas no Brasil" e "Degradação neutra da terra: o que significa para o Brasil?". As obras foram apresentadas pelo Centro em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme).

O evento foi realizado pelo Centro, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) e a Funceme e reuniu pesquisadores e gestores para discutir soluções para o avanço da degradação do solo.

Para o assessor técnico do CGEE e coordenador do estudo, Antonio Rocha Magalhães, a desertificação e o Semiárido são elementos cruciais para o Centro. Segundo o assessor, "se [a questão] não for objeto de políticas públicas, nosso País não poderá ser desenvolvido". Além disso, Magalhães completou que 40% das terras de todo o planeta são consideradas secas. No Brasil, a quantidade equivale a 11%, com quase 100% do território cearense dentro da porcentagem.

Para o secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, publicações como essas são "fundamentais não só para o diagnóstico, mas para as ações necessárias de combate ao processo de desertificação". Ele completou que o fenômeno é decorrente das práticas humanas contra o meio ambiente.

O encontro teve participação de representantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Fundação Bernardo Feitosa, da Cerâmica Torres Ltda, da Secretaria de Recursos Hídricos, da Funceme e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

 

Para acessar as publicações, acesse: https://goo.gl/gjYtm2 e https://goo.gl/3JNdXq.

Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e O Povo



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.