Notícias

Voltar

CGEE leva para a SNCT 2017 projeto sobre a matemática nas redes sociais

SNCT

CGEE leva para a SNCT 2017 projeto sobre a matemática nas redes sociais

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa, de 23 a 29 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017. Para esta edição, o Centro apresentará, no seu stand no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), o projeto “A matemática nas redes do CGEE”. O público poderá participar das atividades do evento diariamente, de 09h às 17h.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 tem como tema “A matemática está em tudo”. Pensando nisso, o Centro apresentará um projeto que demonstra como essa disciplina também está presente nas atividades da instituição. “Vamos expor, de uma maneira lúdica, como o conceito das redes sociais foi criado e  explicar como ele é utilizado nos nossos estudos prospectivos e avaliações de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação”, afirma o líder do projeto do CGEE na SNCT, Jackson Maia.

Para realizar os seus projetos, o Centro constrói redes sociais sobre as relações entre os atores do setor que são utilizadas como instrumento de análise nessas ações. Durante a SNCT, o público terá acesso a algumas dessas redes produzidas a partir do estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”.

O objetivo desse projeto, demandado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi apontar os ganhos que o programa trouxe para a pesquisa acadêmica e para os alunos de graduação contemplados por bolsas de Iniciação Científica.

Por meio da ferramenta de inteligência tecnológica Insight Net Browser, desenvolvida no CGEE, o público poderá navegar por redes onde os nós (pontos) representam currículos de bolsistas Pibic e as arestas (linhas), coautorias e graus de similaridade entre as produções acadêmicas dos alunos contemplados pelas bolsas do programa.

“Será possível navegar por essas redes e saber, por exemplo, a situação de emprego e área de atuação dos bolsistas, além de obter dados sobre titulação. O público poderá verificar ainda a quantidade de ex-bolsistas que concluíram o mestrado e o doutorado”, destaca Maia.

Para gerar essas informações, o Centro utilizou as bases da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, e da Plataforma Lattes, do CNPq.

Serviço

Stand do CGEE na SNCT

Data: 23 a 29 de outubro de 17

Horário: 09h às 17h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.