Notícias

Voltar

CGEE marca presença em mais uma Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Manaus (AM)

5CNCTI

CGEE marca presença em mais uma Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Manaus (AM)

O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) teve uma participação de destaque na 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada ontem (17),  em Manaus (AM). Este encontro, de relevância para a região Norte, reuniu membros da sociedade civil, empresários e autoridades públicas para debater e definir as prioridades das políticas públicas para os próximos 10 anos. Os resultados dessas discussões serão encaminhados para a etapa Brasil, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF).

O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima. Realizado na Escola Superior de Tecnologia (UEA- Auditório STEM), o encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do MCTI. Durante a programação, houve uma abertura com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido - 5ª CNCTI", seguida por uma palestra magna ministrada pelo diretor do CGEE e secretário-adjunto da 5ª CNCTI, Anderson Gomes.

O diretor iniciou a sua apresentação com um panorama atual da conferência, enfatizando a importância da reflexão sobre o passado para orientar as ações futuras. "Estamos realizando uma conferência com foco no futuro. No entanto, não podemos seguir adiante sem dar uma olhada no passado. Precisamos avaliar o que deu certo e o que deu errado, mas sem nos prendermos muito ao que já passou", destacou.

Ele ressaltou também a criação das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) nos entes federativos brasileiros ao longo do tempo, além da política pública para CT&I e os eixos definidos pela portaria do MCTI. O primeiro eixo busca a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O segundo eixo visa a reindustrialização em novas bases e o apoio à inovação nas empresas. Já o terceiro eixo aborda a relação entre ciência, tecnologia e inovação com programas e projetos estratégicos nacionais. O quarto eixo, por sua vez, diz respeito à ciência, tecnologia e inovação voltadas para o desenvolvimento social.

Além disso, Gomes destacou a necessidade de políticas permanentes relacionadas à ciência e tecnologia. “Devemos assegurar que políticas relacionadas à CT&I sejam permanentes e estejam enraizadas na sociedade, independentemente de mudanças de governo", disse. 

O diretor ressaltou que a ciência, tecnologia e inovação são elementos transversais a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ressaltando a importância de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios atuais e futuros da sociedade.

Para concluir, Gomes enfatizou a importância da educação como base"Essa conferência não é apenas sobre ciência; ela também deve ter a educação como base. A educação pública de qualidade é essencial para o desenvolvimento das pessoas".destacou.

Na parte da tarde, foram apresentados os resumos das conferências estaduais ocorridas em Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. Houve também um painel sobre a recuperação, expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo MCTI, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". 

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. 

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.