Notícias

Voltar

CGEE marca presença em mais uma edição da COP

COP28

CGEE marca presença em mais uma edição da COP

O CGEE é uma organização credenciada como observadora nas convenções da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28) sendo assim, um ator crucial no cenário global de mudanças climáticas. Neste ano, na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o CGEE levará as suas contribuições em prol da mitigação das mudanças climáticas. A instituição realizará, ainda, em parceria com a Organização Internacional do Bambu e do Rattan (Inbar), o side event "Bioeconomy value chain development for climate change mitigation & resilience: Bamboo & Amazon products". 

O Centro conta com uma longa trajetória de contribuição aos debates em torno da temática de sustentabilidade e mudanças climáticas, tanto no contexto nacional, quanto global. Com registro de participação e de atividades em 13 das conferências, confira alguns destaques: 

Em Copenhague, na Dinamarca, foram lançados os livros “Brazil and climate change: vulnerability, impacts and adaptation” e “Sugarcane-based bioethanol – energy for sustainable development”. Em Durban, na África do Sul, foi apresentado o livro "REDD no Brasil: um enfoque amazônico”. Em Lima, no Peru, e em Paris, na França, o Centro promoveu medidas de combate às mudanças climáticas e adoção de compromissos voluntários das Partes.

Em Marrakesh, no Marrocos, o CGEE contribuiu para o lançamento da Biofuture Platform, iniciativa que contou com a adesão de 20 países, e, posteriormente, resultou em um relatório lançado na COP da Polônia. O documento destaca a importância dos biocombustíveis e bioprodutos na redução das emissões de gases de efeito estufa. Em Bonn, na Alemanha, o Centro organizou, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento oficial brasileiro. O mesmo ocorreu em Glasgow, na Escócia, mas desta vez, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em Madrid, na Espanha, o CGEE lançou a publicação “South-south and triangular cooperation on the bioeconomy in light of the Paris Agreement and the 2030 Agenda for Sustainable Development”, em conjunto com o United Nations Office for South-South Cooperation (UNOSSC), cuja organização foi realizada em parceria com a Inbar. E, no ano passado, em Sharm el-Sheikh, no Egito, o CGEE organizou, em conjunto com instituições franceses parceiras, o side event “Green hydrogen: how to reconcile North/South stakes in the development of the future market”.