Notícias

Voltar

CGEE marca presença no Knowledge Cities World Summit 2019

Oics

CGEE marca presença no Knowledge Cities World Summit 2019

O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marco Lobo, participa do Knowledge Cities World Summit (KCWS) 2019, evento realizado em Florianópolis (SC), de 4 a 7 de novembro. O tema desta edição é Sustentabilidade e inovação na era do conhecimento, assunto que também é foco das atividades do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), iniciativa conduzida pelo Centro e coordenada por Lobo.

O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e co-realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela agência Caslumi. O encontro também conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dentre outras instituições.

Essa é a 12º edição do KCWS e a primeira a ser realizada no Brasil. O intuito é reunir profissionais de diferentes áreas e países, como formuladores de políticas públicas, membros da academia e especialistas em temas de áreas correlatas, para discutir o desenvolvimento urbano das cidades fundamentado no conhecimento, em seus desafios e suas soluções. A programação é organizada pelo World Capital Institute (WCI), think tank internacional independente que fomenta esse propósito.

De acordo com o coordenador do Oics, os debates levantados no encontro possibilitam a reflexão sobre a melhoria das cidades em diferentes áreas. “O evento se encaixa no que estamos pensando para o observatório em relação às soluções urbanas. Serão discutidas questões sobre mobilidade, resíduos sólidos e energia renovável”, exemplifica Lobo. “Nós vamos fazer um intercâmbio, um network, uma troca de cartões, para que possamos divulgar o observatório ”, conclui.

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é desenvolvido no âmbito do Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A iniciativa consiste em uma plataforma virtual que visa a mapear e divulgar soluções urbanas sustentáveis, contextualizadas ao território nacional. Para isso, são elaboradas tipologias de cidades-região.

O CITinova conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e gestão da ONU Meio Ambiente. Além do CGEE, o projeto é co-executado pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Agência Recife de Inovação (Aries), pelo Porto Digital e pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF). A plataforma, que está em processo de construção, pode ser acessada por meio do endereço: https://oics.cgee.org.br/.