Notícias

Voltar

CGEE marcará presença na 19ª SNCT com o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”

SNCT

CGEE marcará presença na 19ª SNCT com o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”

Começa, às 8h do dia 28, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a abertura oficial da programação contará com a presença do ministro da CT&I, Paulo Alvim, e será realizada no dia 29, às 10h. 
 
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participará desta edição da SNCT com um stand temático que abordará a “Galáxia da Ciência Brasileira”. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O espaço — destinado ao público infanto-juvenil — utiliza elementos lúdicos e atmosfera cinematográfica para popularizar nomes de pessoas, fatos e instituições brasileiras que contribuíram com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país, nas duas últimas décadas. Técnicos estarão presentes no local para atender ao público, tirar dúvidas sobre a ação e sobre as instituições.
 
De acordo com a líder do projeto no CGEE, Adriana Badaró, a iniciativa é uma homenagem à trajetória científica e ao desenvolvimento tecnológico do país. “O objetivo principal do trabalho foi realizar um mapeamento da área, abrangendo os seus impactos e processos de desenvolvimento. A pesquisa, no entanto, não apenas resgatou fatos e personalidades importantes para subsidiar a promoção e o incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação do país. A ciência brasileira é uma construção coletiva que refletiu os desafios da sociedade e contou com o apoio de vários atores ao longo de seu percurso. E os resultados do estudo reforçam a capacidade de criação e reinvenção da população brasileira, um povo que carrega consigo uma trajetória de difusão científica e uma forte capacidade de transformação”, afirmou.
 
O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, observou que o projeto busca, principalmente, acessar os jovens e despertar interesse pelo aprendizado, pela pesquisa e pelo fazer científico. “Estamos produzindo livros, site e outras formas de disseminação de informação e popularização da ciência. A expectativa é que o material desperte o interesse do público para os temas aqui desenvolvidos, que contemplam especificidades regionais e celebram a sabedoria dos povos originais e de todos os grupos que moldaram a identidade nacional em toda sua pluralidade cultural e social”, destacou. 
 
Sobre a SNCT
 
A SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do MCTI. O evento conta com a colaboração e participação das secretarias estaduais e municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; agências de fomento; espaços científico-culturais; instituições de ensino e pesquisa; sociedades científicas; escolas; órgãos governamentais; empresas de base tecnológica; e entidades da sociedade civil.
 
O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
 
Por ser um evento de atuação descentralizada, a realização da Semana Nacional de C&T depende do envolvimento de atores locais como governos estaduais e municipais, universidades, institutos de ciência, tecnologia e educação, entre outros.