Notícias

Voltar

CGEE, MCTIC, GDF e PNUMA se reúnem para discutir plano de trabalho de projeto para cidades sustentáveis

Cidades Sustentáveis

CGEE, MCTIC, GDF e PNUMA se reúnem para discutir plano de trabalho de projeto para cidades sustentáveis

Representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal (GDF) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) se reuniram, na quarta-feira (16), na sede do Centro, em Brasília (DF), para debater os planos de trabalho do projeto do Global Environment Facility (GEF) para cidades sustentáveis, que será conduzido no Brasil.

No âmbito dessa iniciativa, o CGEE desenvolverá o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, em parceria com o MCTIC. A iniciativa é uma plataforma de conhecimento voltada ao tema, que consiste em um ambiente digital que vai trazer soluções para os desafios nos ambientes urbanos em temas como energia, moradia e água.

Na ocasião, o diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, destacou a importância do projeto, que põe em curso temas caros à implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). “É necessário adotar estratégias que vão nessa direção e promovam uma mudança, inclusive cultural em sentido mais amplo, nas populações que são os maiores beneficiários potenciais disso”, apontou.

Além disso, Galvão ressaltou a necessidade da iniciativa apontar soluções que variam de acordo com os diferentes contextos brasileiros. “Precisamos reconhecer a enorme diversidade de nosso país e estar atentos para propor soluções compatíveis com  o encaminhamento das questões urbanas específicas daqui”, afirmou.

Para resolver essa questão, o coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, Cristiano Cagnin, lembrou que o projeto construirá tipologias de cidades brasileiras para os diversos desafios que serão analisados. “Isso para ter uma melhor compreensão de como diferentes soluções se adequam e podem ser testadas em diversos contextos brasileiros”, informou.

Nesse contexto, o responsável pelo projeto no MCTIC, Guilherme Wiedman, lembrou que o projeto pode contribuir ainda com a dimensão da implementação dos ODS em outros contextos urbanos. “Quando levamos esse projeto para outros países, vemos que há uma expectativa de que o Brasil possa ser protagonista nessa agenda em termos globais”, disse.

Durante a reunião, a subsecretária de Serviços Ecossistêmicos do Meio Ambiente do Distrito Federal, Nazaré Soares, destacou a importância da parceria com uma instituição com a trajetória do CGEE na condução de projetos estratégicos. “Além disso, o Centro é uma organização social, o que vai colaborar com a perspectiva de ter um projeto mais ágil e com a liberdade para um processo de inovação, inclusive na gestão”, afirma.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.