Notícias

Voltar

CGEE, MCTIC, Pnuma e GDF desenvolvem projeto do Fundo Global para o Meio Ambiente

Desenvolvimento sustentável

CGEE, MCTIC, Pnuma e GDF desenvolvem projeto do Fundo Global para o Meio Ambiente

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram, no dia 29, uma parceria que deverá ser referência para as ações de desenvolvimento sustentável no país. O projeto “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil, através do Planejamento Integrado e investimentos em tecnologias inovadoras” prevê atividades nas cidades de Brasília (DF) e Recife (PE), contando com um aporte de US$ 21 milhões do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). 

A iniciativa tem ainda como parceiros a Rede Nossa São Paulo e a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries). O projeto abordará temas que dialogam com as dificuldades de desenvolver um planejamento urbano integrado de longo prazo, considerando as diferentes fragilidades e oportunidades de cada cidade, com vistas à adoção de modelos inovadores de gestão e implementação de soluções contextualizadas. 

O MCTIC é o coordenador nacional da iniciativa. Durante o lançamento, o representante do ministério e diretor do projeto, Guilherme Wiedman, destacou a importância do tema para a pasta. “A CT&I tem um papel fundamental nas questões ambientais. Esse é um projeto que estamos olhando com muita atenção para obter dados para aplicação em políticas públicas. Ele faz parte de uma iniciativa maior do MCTIC, o Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis”, ressaltou. 

O diretor do CGEE, Antonio Galvão, afirmou que a expectativa é que o projeto possa dar uma contribuição destacada à agenda de políticas públicas brasileiras. “Acredito que a iniciativa vai ser muito relevante para promover a transição para uma economia sustentável, que é importante para o país”, disse. 

O Centro será responsável por desenvolver, no âmbito do projeto, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. A iniciativa é uma plataforma do conhecimento, que consiste em um ambiente digital que vai propor soluções para os desafios dos ambientes urbanos no contexto brasileiro em temas como energia, moradia e água. Isso será realizado de acordo com tipologias dinâmicas de cidades e regiões a serem desenvolvidas. 

Em Brasília, o projeto será conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente e contará com um comitê local que inclui a Secretaria de Planejamento (Seplag), a Companhia de Saneamento (Caesb), o Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria de Habitação de Gestão Territorial (Segeth). 

Entre as ações a serem desenvolvidas na cidade, destaque para o fechamento do lixão, o maior da América Latina, além de iniciativas com vistas a implantar uma governança climática com foco na adaptação e ações voltadas para a recuperação das duas grandes bacias d'água que abastecem a população de Brasília – Descoberto e Paranoá. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.