Notícias

Voltar

CGEE na 75ª SBPC: Conheça iniciativas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento do Brasil

SBPC

CGEE na 75ª SBPC: Conheça iniciativas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento do Brasil

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcará presença na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a palestra "CGEE - Antecipando o futuro, contribuindo com o desenvolvimento do Brasil". O evento será transmitido ao vivo, na próxima quarta-feira (26), às 15h. A programação é uma oportunidade para profissionais, gestores e estudiosos em CT&I ficarem por dentro das tendências e oportunidades em temas estratégicos que se relacionam com o desenvolvimento econômico e social do país.

A palestra apresentará os observatórios desenvolvidos pelo CGEE nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação; bioeconomia; tecnologias espaciais; e cidades sustentáveis. Os líderes desses projetos divulgarão os destaques dessas iniciativas durante a palestra. O debate será moderado pelo diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo. 

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) será representado pela coordenadora Adriana Badaró. Durante o debate, será apresentado o Boletim Anual do Octi Ano 3 – Panoramas em CT&I no Brasil e no Mundo, que foi lançado em junho de 2023. O documento traz uma análise detalhada do monitoramento da produção científica no Brasil e no mundo, destacando o crescimento de áreas, especializações temáticas e a dinâmica de colaboração científica do Brasil. 

Além disso, serão abordados os resultados do estudo exploratório sobre pesquisadores PQ-1 de produtividade, com foco na sinergia entre áreas de pesquisa, principais temas de interesse e participações institucionais. Serão destacados os temas de destaque da pesquisa brasileira no quadriênio 2019-2022.

Já o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) apresentará a contribuição que a ciência pode fazer ao desenvolvimento urbano sustentável brasileiro por meio do Oics. O observatório mapeia e dissemina soluções para alguns dos principais desafios enfrentados pelas cidades. A coordenadora Raiza Fraga divulgará o banco de soluções e indicadores de desempenho das soluções, resultado do trabalho de 30 pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O banco conta com 295 iniciativas para a sustentabilidade urbana, com o objetivo de apoiar o gestor público no processo de planejamento urbano.

O Observatório de Bioeconomia (Obio) será representado pela assessora técnica Daniella Fartes. Na programação, será apresentado ao público o que é o observatório e como ele vem atuando. Serão divulgados alguns resultados do terceiro boletim do projeto, que teve como foco a bioeconomia amazônica. O documento traz resultados dos últimos cinco anos de publicações científicas no tema Amazônia, destacando aqueles temas relacionados à bioeconomia. 

O coordenador do Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE), Thyrso Villela, abordará as possibilidades de uso de aplicações espaciais, por meio de uma plataforma espacial padronizada, de baixo custo, conhecida como CubeSat. Serão descritos de forma sucinta os projetos Brisa e SP2OT, que são baseados em plataformas CubeSat, com aplicações que incluem sensores nas faixas do visível e do infravermelho de ondas curtas, com resolução de 1,5 m no solo. O OTE tem como objetivo monitorar o desenvolvimento e a evolução de tecnologias para a área espacial e identificar tendências e oportunidades para o Programa Espacial Brasileiro.

A palestra "CGEE - Antecipando o futuro, contribuindo com o desenvolvimento do Brasil" ocorre na ExpoT&C - uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) - organizada dentro da programação da SBPC, cujo tema central da edição 2023 é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Faça a sua inscrição para a palestra aqui.