Notícias

Voltar

CGEE na revista Governança em Ação

Publicação

CGEE na revista Governança em Ação

As sementes plantadas pelo volume Apoio à criação de uma instituição de ensino superior indígena, lançado em 2014 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), não param de gerar bons frutos.

A Fundação Dom Cabral, por meio do Instituto Publix (IP), acaba de lançar a nova edição do projeto Governança em Ação, que busca apresentar ao mundo casos de destaque relacionados à formulação, monitoramento e avaliação das estratégias organizacionais na administração pública do Brasil. O sexto volume da Governança em Ação conta com artigo baseado no projeto do Centro sobre a criação de uma universidade indígena.

O texto teve como referência o terceiro capítulo da publicação do CGEE, intitulado Caracterização do modelo e análise de viabilidade econômico-financeiro para o Iciprn (Instituto de Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro).

Para o lançamento, o IP convidou o diretor executivo do Centro, Marcio Miranda, e o assessor especial do MEC, Marcio Meira, para lançar luz sobre o modelo jurídico-organizacional do Iciprn. A edição conta com colaboração de outros 29 especialistas.

Precursores históricos

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 apontam que existam cerca de 818 mil indígenas no País - número que representa 0,42% da população brasileira. Pautados nessa questão, os representantes do Centro avaliaram que o sistema educacional do País evoluiu bastante nas últimas décadas, mesmo embora "ainda não tenha se mostrado capaz de estender-se à diversidade cultural do Brasil, em especial à dos índios, precursores históricos do País". Sobre políticas públicas, eles analisam que a governança deve ser um processo contínuo e institucionalizado de modo a contribuir para que o sistema acomode interesses diferentes e realize ações cooperativas.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.