Notícias

Voltar

CGEE organiza oficina sobre inteligência artificial em sua sede

[Inteligência Artificial]

CGEE organiza oficina sobre inteligência artificial em sua sede

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organizou, às 9h desta quarta-feira (13), a oficina "Revisão da Estratégia Brasileira de IA (Ebia), em sua sede, em Brasília (DF). Com dois blocos de discussões, o objetivo foi reformular o documento, que previa o desenvolvimento de tecnologias e inovações para o período de 2020 a 2023.

Durante o debate, representantes de diversas instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação tiveram a oportunidade de contribuir com as suas visões e sugestões para a atualização da Ebia. Entre os participantes estavam o secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani; o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Henrique Miguel; o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo; e a coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI, Eliana Emediato.

Pelo CGEE, participaram, ainda, a coordenadora do Observatório de Inteligência Artificial (Obia) ,Caroline Pereira; e a assessora técnica, Isabela Barros. O observatório tem como objetivo contribuir para a elaboração de princípios éticos para o desenvolvimento e uso de IA responsáveis e é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o CGEE, a Fundação Seade e o Center for Artificial Intelligence (C4A).

A reunião teve como objetivo promover uma discussão entre as unidades vinculadas ao MCTI e coletar suas contribuições para a atualização da Ebia. Essas sugestões subsidiarão a estruturação de iniciativas que visam impulsionar a adoção e o desenvolvimento da inteligência artificial no contexto brasileiro.

O CGEE tem se dedicado a outras iniciativas importantes na área de inteligência artificial. Entre elas, destaca-se a publicação do livro "Indicadores de Inteligência Artificial", lançado em dezembro de 2022. Este projeto, desenvolvido em parceria com o MCTI, teve como objetivo fornecer subsídios para a Ebia de 2021, orientando as ações do estado brasileiro no sentido de promover a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em IA de maneira ética e responsável.

Após a reunião, os próximos passos incluem a elaboração de um documento de benchmarking e análise do cenário atual, debates com especialistas e diversos setores da sociedade, consulta pública para coleta de sugestões, entre outras atividades. O objetivo final é apresentar um relatório com propostas para a nova Ebia, incluindo diagnóstico, objetivos, ações e plano de investimento ampliado, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento da inteligência artificial no país.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.