Notícias

Voltar

CGEE organiza seminário sobre desenvolvimento urbano

Seminário

CGEE organiza seminário sobre desenvolvimento urbano

Com o objetivo de debater aspectos relacionados à pesquisa baseada em evidências e de transição, bem como seus impactos em processos de decisão e seus potenciais para o desenvolvimento das cidades, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove o workshop "Transformative and evidence-based research for decision-making: potentials for urban development". O encontro será realizado na próxima quarta (16), na sede do CGEE, em Brasília.

Na pauta, o CGEE fará a apresentação de um estudo de caso com foco em pesquisa de transição e de um com foco em pesquisa baseada em evidências. Além disso, os especialistas convidados Peter Moll e Niki Frantzeskaki também apresentarão, cada um, um estudo de cada tipo. O debate focará em desenho de políticas e em suas implicações para a evolução das cidades, com foco de discussão em Brasília.

Peter Moll tem experiência em estudos de futuro, como pesquisador e consultor independente em economia da sustentabilidade, como CEO de uma empresa especializada em desenvolvimento urbano, além de ser assessor para instituições alemães, europeias e internacionais de ciência e financiamento. Niki Frantzeskaki é professora associada em Governança de Transição para a Sustentabilidade na Universidade Erasmus, em Rotterdam. Também atua como coordenadora de diversos projetos europeus, incluindo ARTS (Accelerating and Rescaling Transitions to Sustainability), além de participar de diversos projetos internacionais.

Participarão do evento representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo do Distrito Federal (GDF), do Projeto Brasília 2060, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Sebrae, especialistas em big data ou em desenvolvimento urbano, além de alunos da Universidade de Brasília (UnB) e assessores técnicos do próprio CGEE.

"Para o Centro, realizar um evento como esse é importante para coordenar esforços e atores que estarão envolvidos no projeto Global Environmental Facility, que será iniciado ano que vem, além de atores que poderão contribuir com o trabalho a cargo do CGEE no projeto, que será financiado pelo Banco Mundial (BM)", afirma o coordenador do projeto e assessor do CGEE, Cristiano Cagnin.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.