Notícias

Voltar

CGEE participa das atividades da SBPC em Belo Horizonte

SBPC

CGEE participa das atividades da SBPC em Belo Horizonte

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou das atividades da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Centro, além de divulgar a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), lançou o livro “A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil – 2015”. As atividades ocorreram de 16 a 22 de julho.

O CGEE marcou presença, também, com o seu stand na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação, que integrou a programação da reunião anual da SBPC. Além de levar os seus estudos e publicações de diversos temas para apreciação do público, o CGEE permitiu que os participantes conhecessem a aplicação da ferramenta tecnológica Insight Net.

Presidente Mariano Laplane apresenta os resultados da avaliação do Pibic Na quarta-feira, 19, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, foi um dos participantes da palestra “Jovens na Ciência”, durante a programação da mostra ExpoT&C. Na ocasião, Laplane resumiu a importância do Pibic, programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e apresentou os principais destaques da avaliação do programa feita pelo CGEE.

“É um programa bom para os bolsistas, que são os beneficiários diretos. Ele também é bom para o ensino superior, porque aumenta a sua eficiência, reduz o tempo de titulação e estimula vocações para a pós-graduação. Além disso, é bom para a sociedade, porque diminui a desigualdade regional, a desigualdade de gênero e aumenta a empregabilidade dos bolsistas, que costumam ser melhor remunerados”, destacou o presidente.

Após a sua apresentação, Laplane convidou o público para conhecer a ferramenta de inteligência tecnológica Insight Net, no stand do CGEE na ExpoT&C. É por meio de dispositivos como esse que o Centro realizou o seu estudo, descobrindo onde estão, hoje, os ex-bolsistas do Pibic e em que tipo de redes de pesquisa eles estão inseridos.

A C&T no olhar dos brasileiros

No mesmo dia, no café literário da ExpoT&C, no período da tarde, o CGEE lançou o estudo “A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil – 2015”, que reúne os resultados de uma ampla enquete que buscou conhecer a percepção dos cidadãos do país sobre o tema. Essa é a primeira publicação que integra uma série histórica de enquetes sobre a percepção pública de C&T feitas no Brasil. As anteriores foram realizadas em 1986, 2006 e 2010.

A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ouviu cerca de dois mil jovens e adultos em todas as regiões do país. Alguns aspectos investigados foram o interesse em ciência e tecnologia, grau de acesso à informação, avaliação da cobertura da mídia sobre o tema, opinião sobre cientistas e o papel da C&T na sociedade.

De acordo com a publicação, os brasileiros concordam, em sua maioria, que a ciência e a tecnologia estão tornando a vida das pessoas mais confortável. Eles acreditam ainda que a pesquisa é essencial para a indústria, que os governantes devem seguir, pelo menos em parte, as orientações dos cientistas e que a C&T pode contribuir para a redução das desigualdades sociais no país.

“Os resultados mostram que os brasileiros respeitam, valorizam e têm interesse em ciência, mas ao mesmo tempo, confirmam que ainda existe um hiato entre a produção científica e a população”, afirmou o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

A equipe responsável pela produção e levantamento de dados do estudo contou com a participação do novo presidente da SBPC, Ildeu Moreira. “Eu acho que os cientistas e divulgadores da ciência devem ler o livro para saberem o que o conjunto da população brasileira pensa sobre ciência e sobre os cientistas, para saber quais os espaços de ciência que elas visitam ou não visitam e porque. É um aprendizado importante para todos nós”, disse.

Além de Ildeu, participou também da construção do livro, o tecnologista sênior da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Douglas Falcão e os pesquisadores Luisa Massarani e Yuri Castelfranchi.

A avaliação do Pibic está disponível neste link. Acesse também o vídeo produzido sobre o estudo neste link.

Já para conhecer os dados da Pesquisa Percepção Pública da C&T, acesse este link



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.