Notícias

Voltar

CGEE participa das comemorações de 100 anos do INT

INT

CGEE participa das comemorações de 100 anos do INT

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa hoje (11), da cerimônia de celebração do centenário do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O evento será realizado no Centro de Convenções Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 14h. O Centro será representado pelo diretor-presidente, Fernando Rizzo. Além dele, outras autoridades estarão presentes, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e a diretora do INT, lêda Caminha. 

Durante o evento, a chefe de gabinete do CGEE, Adriana Badaró, e o assessor técnico do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro, Marcelo Paiva, vão apresentar o Panorama da Pesquisa Tecnológica do INT: Oportunidades e Desafios. “O panorama abordará os interesses temáticos de pesquisa do instituto, mas ainda se trata de algo exploratório e preliminar para estimular a imaginação do público. Além disso, a iniciativa conta com uma leitura da atuação do INT em conjunto com outras unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, afirma Paiva. 

A parceria do CGEE e do INT é de longa data. Recentemente, o Centro apresentou o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) para a instituição, divulgando os seus dois eixos de análise, os Indicadores e Panoramas da CT&I.

Sobre o INT 

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição comprometida com a inovação. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o INT hoje empreende pesquisas avançadas visando a transferência de tecnologia para o setor produtivo, além de oferecer serviços tecnológicos de alta complexidade.

A atuação do INT é multidisciplinar, sendo suas competências técnicas organizacionais estruturadas por meio das áreas de Catálise e Biocatálise; Corrosão, Biocorrosão e Degradação de Materiais; Bioprocessamento e Bioprodutos; Engenharia e Ciência de Materiais; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Avaliação de Processos, Produtos e Insumos; Engenharia e Design de Produtos; Manufatura Aditiva; Tecnologias de Gestão da Produção. As áreas de aplicação científica e tecnológica compreendem por exemplo: exploração do pré-sal, processo de refino de petróleo, gestão de CO2, mineroduto, segurança offshore, dispositivo médico-implantável, biocombustíveis, aproveitamento de biomassa, cosméticos e desporto.

Destaca-se a atuação do instituto na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que apoia as empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em tecnologia química industrial.