Notícias

Voltar

CGEE participa de audiência pública no Senado Federal

Polinizadores

CGEE participa de audiência pública no Senado Federal

Pesquisadores e defensores dos polinizadores se reuniram, na terça-feira (20), no Plenário nº 7 da Ala Senador Alexandre Costa do Senado Federal, para a audiência pública "A importância dos insetos polinizadores para a agropecuária e os estudos recentes sobre o tema”.

 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) foi representado na ocasião pela assessora técnica Denise Terrer. A programação resultou de gestões realizadas junto à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), como resultado do trabalho do CGEE com o mote “Ciência amiga das abelhas”, na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que aconteceu de 17 a 23 de outubro de 2016, tinha como tema "Ciência alimentando o Brasil". 

 

A agenda foi uma oportunidade para que os pesquisadores e interessados no tema, além daqueles que defendem os polinizadores, discutissem no Senado Federal o status atual das pesquisas, demandas e ações no âmbito nacional e internacional a respeito do assunto.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 100 tipos de cultura são responsáveis por 90% dos produtos e alimentos no mundo e, pelo menos, 70% desse percentual são polinizados por abelhas. O dado foi apresentado no início da audiência pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para reafirmar a relevância desse debate.

 

Os cientistas que participaram da audiência reforçaram a importância dos polinizadores para o aumento da produção agrícola, sem a necessidade do aumento da área plantada. Além disso, enfatizaram o alerta sobre o risco de desaparecimento que correm essas espécies.

 

O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Brito, afirmou que se o tema não for levado a sério, a existência humana estará em risco. “Nós somos os grandes prejudicados nessa causa. Os polinizadores estão desaparecendo e o ser humano com certeza irá junto”, afirmou ainda ressaltando a escassez de políticas públicas para apicultura e meliponicultura no país.

 

A professora da Universidade de São Paulo (USP), Vera Lúcia Imperatriz, reforçou a importância de uma extensão rural sólida no país para que temas como os polinizadores sejam estudados e divulgados. “Nós não temos mais a extensão rural pública. Nós temos organizações não governamentais que têm feito esse trabalho junto ao produtor e temos algumas extensões que funcionam muito bem, como a do Distrito Federal, mas tem estados que estão desassistidos”, afirmou.

 

A sugestão dessa audiência foi do senador Lasier Martins (PSD-RS), que na ocasião destacou que o tema polinizadores tem sido cada vez mais abordado em congressos e pesquisas da área. Ele sugeriu a criação de um projeto de lei voltado ao assunto. “Pela relevância que está sendo demonstrada aqui a cada depoimento, nós temos que transformar isso em algo prático, em um projeto de lei, que em um primeiro momento não pode abrigar tudo.  Por onde podemos começar uma política pública?”, questionou Martins. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.