Notícias

Voltar

CGEE participa de conferência da HSE/Iseek, na Rússia

Debates

CGEE participa de conferência da HSE/Iseek, na Rússia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é uma das instituições participantes da 7ª Conferência Acadêmica sobre Prospecção e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de novembro, pela Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa, com sede em Moscou, na Rússia. A instituição será representada pelo presidente em exercício, Marcio Miranda, e pela assessora técnica Adriana Badaró.

O presidente em exercício participará da sessão especial sobre o tema “Perspectivas na área de C&T nos países dos Brics”. Na sua apresentação, Miranda falará sobre o suporte analítico ao desenvolvimento de políticas públicas no Brasil: exemplos de processos de inteligência estratégica em ciência, tecnologia e inovação.

Ele divulgará as ferramentas de inteligência tecnológica desenvolvidas pelo CGEE. De acordo com o presidente, pode-se observar uma necessidade, cada vez maior, de serviços de inteligência para o desenvolvimento e monitoramento de políticas e programas de ciência, tecnologia e inovação, tanto a nível nacional quanto internacional.

Na opinião de Adriana Badaró, a tomada de decisão sobre programas e politicas em CTI é cada vez mais complexa em função dos grandes volumes de informação envolvidos, disponíveis de forma fragmentada e por fontes distintas. Nesse contexto, o presidente em exercício do CGEE destaca a importância dos processos e das ferramentas de inteligência tecnológica desenvolvidas pelo Centro.

“Para poder subsidiar o avanço das políticas e programas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, o CGEE desenvolveu recentemente um número considerável de ferramentas de inteligência tecnológica para gerenciar grandes volumes de desenvolvimentos científicos e tecnológicos e identificar tendências e oportunidades de investimentos, assim como competências científicas individuais e redes de colaboração associadas”, afirma Miranda. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.