Notícias

Voltar

CGEE participa de conferência da Plataforma do Biofuturo

sustentabilidade

CGEE participa de conferência da Plataforma do Biofuturo

O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcelo Poppe, participou, ontem (25), em São Paulo (SP), da Conferência do Biofuturo. O encontro é o maior evento da Plataforma do Biofuturo, coalizão em prol do uso da bioenergia, formada pelos governos de 20 países, além de representantes da indústria e da academia.

De acordo com projeções de agências internacionais de energia, o uso da bioenergia e dos bioprodutos precisa ser mais do que duplicado no mundo até 2030 para combater as mudanças climáticas. “Nós não temos outra escolha. Precisamos expandir a bioenergia e tem que ser rápido”, afirmou o chefe da Divisão de Energia Renovável da Agência Internacional de Energia, Paolo Frankl.

Na ocasião, Frankl apresentou dados de um relatório sobre o tema . Ele destacou que a bioenergia sustentável é um componente indispensável do portfolio de tecnologias de baixo carbono em todos os cenários de mitigação das mudanças climáticas”, disse.

“Há um enorme gap entre o que nós precisamos e o que está ocorrendo atualmente no que diz respeito à velocidade de implantação e da escala de investimentos no setor”, ressaltou.

Durante o encontro, representantes de cerca de 30 países se reuniram para debater as melhoras formas para propor o desafio de criar uma bioeconomia de larga escala, sustentável e de baixo-carbono. A conferência foi organizada em conjunto com a bellow50, uma aliança corporativa apoiada pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de promover combustíveis de baixo carbono.

De acordo com os participantes do evento, a bioeconomia é o uso da biomassa, utilizando tecnologia para produzir energia e materiais, como uma forma alternativa sustentável para a geração de energia e de produtos à base de combustíveis fósseis. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.