Notícias

Voltar

CGEE participa de conferência livre em Pernambuco sobre transição energética

5CNCTI

CGEE participa de conferência livre em Pernambuco sobre transição energética

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença em mais uma etapa importante de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Em uma conferência livre sobre transição energética realizada  nos dias 08 e 09, em Recife (PE), a consultora técnica do CGEE, Daniella Fartes, realizou uma palestra abordando o tema "Inteligência em ciência, tecnologia, inovação e educação", destacando importantes aspectos relacionados à agenda estratégica do CGEE.

Durante sua apresentação, Daniella ofereceu uma visão abrangente sobre a atuação do CGEE e, em seguida, detalhou a estrutura da Agenda Positiva para mudança do clima, desenvolvida pelo Centro. A iniciativa é um programa guarda-chuva que engloba diversos projetos e ações que visam ao desenvolvimento sustentável e a mudança climática. Os projetos da Agenda Positiva abordam temas como a transição energética, a bioeconomia e soluções energéticas sustentáveis. Entre os destaques estão o Observatório de Bioeconomia (Obio) e o Energy Big Push.

A palestra abordou, ainda, os pilares do projeto "Energy Big Push 2.0" e apresentou dados do informe iSES - Hidrogênio Renovável (H2R), incluindo panoramas das publicações científicas, patentes e projetos comerciais em H2R. A análise comparativa realizada permitiu uma avaliação do estágio de maturidade das tecnologias do hidrogênio renovável, ressaltando novas oportunidades e o potencial relevante do Brasil nesse contexto. Uma das considerações finais destacou que o Brasil pode ter um papel relevante em mais de uma tecnologia, reforçando o potencial do país na transição energética e na inovação tecnológica.

Para mais informações sobre as atividades do CGEE, acesse o site oficial em [link do site].

5CNCTI 

As Conferências Livres de CT&I proporcionam um espaço aberto para discussões que abrangem uma variedade de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, possibilitando a participação de diversos segmentos da sociedade interessados nessas questões. Esses eventos são etapas que antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). 

As propostas discutidas nas conferências regionais, livres e temáticas serão consolidadas em recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030. O novo documento substituirá o de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados. 

A 5CNCTI conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. A conferência tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades do setor.