Notícias

Voltar

CGEE participa de evento sobre reciclagem no Brasil

Seminário

CGEE participa de evento sobre reciclagem no Brasil

A colaboradora Ivone Oliveira representou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no 3º Seminário Internacional de Rotas Tecnológicas para a Promoção da Reciclagem, realizado no fim do mês passado. O evento, promovido pelo Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (Oris), trouxe convidados de nove países para Belo Horizonte (MG) com o objetivo de proteger a saúde pública por meio da reciclagem.

Com os pilares "mudanças climáticas e resíduos", "responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos" e "avanços da reciclagem inclusiva no mundo e desafios para a sua ampliação", o seminário teve como premissa uma rota tecnológica de reciclagem que visa a qualidade ambiental, garantir menor custo para os municípios e incentivar a reciclagem, gerando trabalho e renda para milhares de catadores no Brasil e mundo.

Pesquisadores, acadêmicos, ONGs de assessoria técnica, gestores públicos, da iniciativa privada e lideranças de catadores de recicláveis no Brasil e exterior falaram sobre inovações que possam trazer um novo olhar acerca da reciclagem. O debate teve como objetivo construir soluções técnicas a partir da promoção da reciclagem popular e criar uma estratégia "lixo zero" para o controle dos resíduos, valorizando o trabalho dos catadores.

Ivone Oliveira participou do encontro na Conferência 01. Na ocasião, ela apresentou alguns elementos do projeto do CGEE Cidades Sustentáveis, que subsidia o Programa de Tecnologias para Cidades Sustentáveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com ela, levando em consideração a temática do evento, a sua apresentação tratou especialmente dos desafios e soluções para o tema resíduos sólidos.

A exposição da colaboradora abordou o tema "Desafios e soluções para o fomento de cidades mais sustentáveis". A primeira conferência do seminário buscou traçar caminhos, soluções e desafios para uma governança global considerando as implicações das mudanças climáticas no equilíbrio do planeta.

 

Cidades sustentáveis

Uma cidade considerada sustentável é inclusiva, garante qualidade de vida e moradia, além de reconciliação entre o homem e a natureza. A cidade provê acesso distribuído a serviços e recursos essenciais, possui uma pegada ecológica positiva ou neutra e é resiliente e segura. Também promove respeito pela diversidade, liberdade, acessibilidade e criatividade, assim como busca por soluções locais.