Notícias

Voltar

CGEE participa de fórum da Agência Espacial Brasileira

Satélites

CGEE participa de fórum da Agência Espacial Brasileira

No dia 8 de novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lança, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), o Fórum da Indústria Espacial Brasileira: Inovações, Tendências e Oportunidades, em São José dos Campos (SP).

O evento reunirá empresários, startups, centros de PD&I e instituições de governo para discutirem tendências do setor e oportunidades para os novos entrantes. Na ocasião, o assessor técnico do CGEE, Thyrso Villela, participará do primeiro painel do evento “Tendências do setor: pequenos satélites, lançadores de pequeno porte e novas oportunidades.”

A apresentação de Villela será sobre cubesats, satélites miniaturizados, de cerca de 10 cm3, como nova tendência no setor. Será discutida a sua inserção no mercado, as suas aplicabilidades, vantagens e desvantagens financeiras e tecnológicas em sua utilização e o potencial dessa tecnologia para otimizar o lançamento de satélites e a indústria espacial, em geral.

Essa tecnologia é uma das inovações identificadas pelo Observatório de Tecnologias Espaciais. O observatório é um projeto do CGEE que busca acompanhar o desenvolvimento e a evolução de tecnologias que tenham potencial para serem aplicadas à área espacial, proporcionar informações e dados estatísticos sobre essas tecnologias e identificar tendências e oportunidades de forma a apoiar os tomadores de decisão que constituem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae).

Serão discutidos no workshop, ainda, o papel das startups, a possibilidade de criação de novos negócios em razão da transversalidade de produtos, serviços e aplicações espaciais (spin-in e spin-off) e os instrumentos de apoio e fomento ao setor. Além disso, no período da tarde, haverá uma rodada tecnológica com o intuito de identificar parcerias e projetos conjuntos para a promoção de PD&I.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.