Notícias

Voltar

CGEE participa de homenagem à professora Bertha Becker

Homenagem

CGEE participa de homenagem à professora Bertha Becker

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas), o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), a Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (Realp) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizam uma cerimônia em homenagem à professora Bertha Becker. A solenidade aconteceu ontem (09), às 18h30, na sede do CDS. 

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a cientista se destacou pelo desenvolvimento de estudos sobre a região amazônica. Graduada pela UFRJ em história e em geografia, obteve doutorado pela mesma instituição e concluiu pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology.

Na temática da Amazônia, Becker ofereceu contribuições para a elaboração de políticas públicas para os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Meio Ambiente; e da Integração Nacional. Publicou, dentre outros, os livros “Amazônia: geopolítica na virada do III milênio”, “As Amazônias de Bertha K. Becker: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”, em três volumes, e “A Urbe Amazônida: a floresta e a cidade”. 

Em 2013, o CGEE reuniu as contribuições da pesquisadora ao Centro em uma coletânea de textos, alguns já lançados e outros, inéditos, elaborados de 2006 a 2012. Algumas das publicações que compõem esse conteúdo são os livros "Um projeto para a Amazônia no século 21: desafios e contribuições", demandado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e “Economia verde para o desenvolvimento sustentável”.

Durante a cerimônia, a filha da cientista e professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Beatriz Becker, recebeu a placa em homenagem à geógrafa. A abertura do evento será feita pelo diretor do CDS/UnB, Mauricio Amazonas. O encerramento contou com uma fala do economista Antonio Carlos Galvão sobre a obra e a grandeza humana da professora. 

A coletânea com as contribuições da pesquisadora pode ser acessada neste link.