Notícias

Voltar

CGEE participa de publicação do Ipea sobre implementação das Convenções da Rio 92

Meio ambiente

CGEE participa de publicação do Ipea sobre implementação das Convenções da Rio 92

Com o objetivo de avaliar a implementação no País das Convenções-Quadro das Nações Unidas oriundas da Rio 92, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) contribuiu com a publicação elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre Meio ambiente na agenda internacional: implementação no Brasil das convenções do Rio sobre biodiversidade, clima e desertificação.

O livro, em versão digital, cujo formato é chamado de Texto para Discussão (TD), tem como autores de sua edição de n.º 2259, o assessor técnico do CGEE, José Roberto de Lima, e os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea, Adriana Maria Magalhães de Moura, Gustavo Luedemann, Júlio César Roma e Nilo Luiz Saccaro Junior.

O assessor do CGEE explica que para uma Convenção ser institucionalizada é necessário haver a adesão de um número mínimo de países membros das Nações Unidas. A partir dessa adesão, cada país dá início à implementação interna de ações definidas pelo acordo. Nesse sentido, a publicação analisa a eficiência e a eficácia das atividades desenvolvidas no Brasil em cumprimento aos acordos estabelecidos no âmbito de cada Convenção, conforme o tema, biodiversidade, clima e desertificação. O livro também estimula o debate sobre o estado de implementação destas convenções no Brasil, com foco nas estruturas de gestão e governança.

O livro ainda destaca que, nas últimas décadas, houve uma proliferação de acordos dessa natureza, o que tornou o meio ambiente a segunda área com o maior número de acordos internacionais no mundo, um indicativo da crescente importância dada à temática ambiental nas arenas internacionais.

O trabalho é uma análise realizada com base em levantamento documental e bibliográfico, bem como na experiência profissional dos autores na implementação das convenções abordadas.

O conteúdo do livro pode ser acessado no site do Ipea, no endereço: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=29155&Itemid=406



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.